Folha de S. Paulo


Projeto sobre jornalismo celebra carreira de José Hamilton Ribeiro

O jornalista José Hamilton Ribeiro, 80, terá seus 60 anos de carreira celebrados em encontro no Itaú Cultural.

Nesta quarta (2), às 20h, ele será entrevistado na série "Repórter", idealizado pela jornalista Eliane Brum.

A conversa, mediada por Brum, vai reunir ainda Clóvis Rossi, colunista da Folha, e os jornalistas Ricardo Kotscho, Carlos Moraes e Lúcio Flávio Pinto.

"É uma honra ser homenageado por profissionais tão qualificados", afirma Zé Hamilton. O jornalista permanece ativo –é repórter especial do "Globo Rural" (TV Globo) há mais de 30 anos.

"Essas homenagens podem dar a impressão de que você vai se aposentar, mas não quero parar. Ainda me dá muito ânimo informar o público, divulgar as coisas bonitas e também os problemas do país, fazer denúncias. Isso é um vício forte."

A programação da série "Repórter" no Itaú Cultural inclui também, às 15h, uma conversa com o paraense Lúcio Flávio Pinto. Às 17h, cinco jornalistas (Bruno Paes Manso, Laura Capriglione, Bruno Torturra, Kátia Brasil, e Rene Silva) comentam as transformações na profissão.

Kei Shimamoto - 1968/Reprodução
Foto de K. Shimamoto, publicada na revista
O repórter José Hamilton Ribeiro, ferido por mina no Vietnã em 1968

Um dos principais jornalistas brasileiros, Zé Hamilton começou a carreira nos anos 1950, na Rádio Bandeirantes, em São Paulo. Depois passou, entre outros veículos, pela Folha e pelas revistas "Quatro Rodas" e "Realidade".

Por esta última, cobriu a Guerra do Vietnã em 1968. Durante o conflito, perdeu a parte inferior da perna esquerda na explosão de uma mina. Relatou a experiência no livro "O Gosto da Guerra" (1969).

Autor de 16 livros, Zé Hamilton é o jornalista brasileiro que mais recebeu prêmios Esso, sete ao todo.

SÉRIE REPÓRTER
QUANDO nesta qua. (2), às 20h
ONDE Itaú Cultural - av. Paulista, 149; tel. (11) 2168-1776
QUANTO grátis (retirar ingressos com 30 minutos de antecedência)


Endereço da página:

Links no texto: