Folha de S. Paulo


Miguel Falabella faz crítica a políticos brasileiros em nova comédia musical

O musical "Antes Tarde do que Nunca", que estreia nesta quinta-feira (20) em São Paulo, busca o humor em um cenário ao mesmo tempo repressor e extravagante.

Versão de "Nice Work if You Can Get It", espetáculo da Broadway de 2012, se passa na Nova York dos anos 1920, durante a Lei Seca americana.

O playboy Jimmy Winter (Miguel Falabella, no papel que foi de Matthew Broderick na Broadway) está prestes a se casar pela quarta vez. A pretendida é a mimada bailarina Eileen Evergreen (Jana Amorim). Mas Jimmy se apaixona pela contrabandista Billie (Simone Gutierrez) e mal desconfia que sua mansão está sendo usada como depósito de bebidas clandestinas.

A trama repleta de imbróglios e discussões de valores –há missionários da "moral e dos bons costumes"– dá margem para satirizar fatos recentes da política brasileira. Em sua adaptação do texto, Falabella incluiu referências, entre outros, a frases da presidente Dilma Rousseff.

Em uma passagem, quando Jimmy precisa enrolar um senador, diz: "Se atingirmos a meta, dobraremos a meta". O político questiona do que se trataria aquilo, e o playboy responde: "É a lenga-lenga".

"A peça fala de coisas que cabem demais no momento brasileiro, que têm a ver com corrupção, hipocrisia", diz o diretor José Possi Neto. "É um espetáculo do nonsense, e a gente vive o ápice do nonsense", completa Falabella.

GERSHWIN

O título original da peça foi tirado de uma canção feita pelos irmãos George e Ira Gershwin para o filme "Cativa e Cativante" (1937). Além desta, a trilha de "Antes Tarde" é formada por outras 19 músicas da dupla, versadas ao português por Falabella.

"Como as composições dos Gerswin são jazzísticas, com muito improviso, e as palavras em inglês têm poucas sílabas, ao contrário do português, foi um trabalho insano", afirma o ator.

Falabella, aliás, está mais solto. Além de improvisar em cena –como fazia no humorístico "Sai de Baixo", da TV Globo– está "mais obediente" do que o de costume para aprender as danças, diz a coreógrafa Fernanda Chamma, que trabalhou com ele nos musicais "Alô, Dolly" (2012) e "A Gaiola das Loucas" (2010).

Segundo ela, o ator agora faz coreografias de grupo e movimentos mais complexos do que em peças anteriores.

"Broderick fazia o papel com muito charme" conta Falabella. "Mas espero que não aconteça comigo o que acontecia com ele na Broadway: o povo na porta do teatro, de sacanagem, pedia contribuições para ele ter aulas de dança."

SIMONE

Para viver a vedete gordinha de "Joia Rara" (2013-2014), Simone Gutierrez –protagonista de "Antes Tarde do que Nunca" ao lado de Miguel Falabella– precisou ganhar alguns quilos.

Passada a novela, a atriz decidiu emagrecer. Nos últimos oito meses perdeu 25 kg, e hoje conta com 65 kg.

Com 1,50 m de altura, Gutierrez, 39, que também é bailarina, faz malabarismos no palco: no papel da contrabandista, abre espacates e dá pequenas piruetas nas cenas cômicas do musical.

Mas não é a primeira vez que a atriz precisa alterar as medidas. Para a adolescente rechonchuda do musical "Hairspray" (2010), teve de ganhar 20 kg. Na sequência, na novela "Cheia de Charme" (2010), perdeu 18 kg.

ANTES TARDE DO QUE NUNCA
QUANDO qui. e sex., às 21h; sáb., às 17h e às 21h; dom., às 17h; até 25/10
ONDE Teatro Cetip - Ohtake Cultural, r. dos Coropés, 88, tel. (11) 4003-5588
QUANTO R$ 50 a R$ 230
CLASSIFICAÇÃO 12 anos


Endereço da página:

Links no texto: