Folha de S. Paulo


Novos filmes repetem fórmula que ganhou fama com 'A Bruxa de Blair'

A fórmula você conhece: um grupo de pessoas se perde na floresta ou enfrenta uma entidade demoníaca dentro da própria casa. O pânico todo é registrado em filmagens amadoras, supostamente reais, e o resultado é o enredo de um filme de terror.

O chamado "found footage" (filmagens encontradas, em tradução literal) tornou-se um bem-sucedido subgênero do cinema de horror desde que "A Bruxa de Blair" estreou em 1999 sem explicar muito bem ao público se era verdadeiro ou um pseudodocumentário.

Divulgação
Cena do filme
Cena do filme "A Forca"

Na última quinta estreou mais um filme deste estilo, "A Forca", sobre jovens presos numa escola onde ocorreu uma morte misteriosa, repetindo um estilo que tem se mantido praticamente inalterado desde então e que foi o responsável por sucessos como "Atividade Paranormal" e "[REC]", ambos de 2007.

Não há indícios de que o subgênero vá sumir assim tão cedo –os baixos custos de produção e a falsa impressão de genuinidade– garantem o seu sucesso. Mas novas produções prometem dar uma ventilada nesse estilo já surrado. Elas ainda não têm data de estreia no Brasil:

"Unfriended", de Levan Gabriadze

Terror 2.0. Em vez das tradicionais imagens registradas por filmadoras animadoras, aqui o terror rola no desktop de um computador. Seis amigos estão conversando na webcam quando recebem a mensagem de uma amiga que se matou exatamente um ano antes.

Trailer de "Unfriended"

"The Visit", de M. Night Shyamalan

Até mesmo Shyamalan, de "O Sexto Sentido", se rendeu e se juntou aos produtores de "Atividade Paranormal". Em seu novo filme, que estreia em setembro nos EUA, dois garotos vão passar uma semana na casa dos avós aparentemente inofensivos. Até que o terror se instala. Parte das imagens se passam numa webcam.

Trailer de "The Visit"

"Warda", de Hadi El Bagoury

O filme é descrito como um "Bruxa de Blair egípcio". A obra, que estreou no último Festival de Berlim, conta a história de um jovem que retorna à casa de sua família no interior do Egito para investigar eventos ligados a uma misteriosa possessão demoníaca.

Veja o teaser internacional de "Warda"

Em tempo: "A Bruxa de Blair" não foi o primeiro "found footage" do cinema. Quase 20 anos, "Holocausto Canibal" (1980) já aterrorizava plateias com a história de uma malfadada expedição de documentaristas que encontravam índios devoradores de gente na Amazônia.


Endereço da página: