Folha de S. Paulo


crítica

'Geronimo' surpreende, mas se perde nos momentos de tensão

Os problemas sociais franceses servem de matéria-prima de diversos filmes, consolidando um subgênero muito comum no cinema francês desde a década de 1980.

Com "Geronimo", Tony Gatlif, de ascendência argelina e cigana e um dos principais diretores a explorar o filão em filmes que problematizam a inserção social dos ciganos, passa também pelo tema das brigas entre gangues.

Divulgação
Cena do filme francês
Cena do filme francês "Geronimo", que estreia nesta quinta (23).

Estamos no litoral sul da França, e o filme se inicia com uma noiva correndo na rua, uma turca de 16 anos que escapa de um casamento equivocado. De outro lado, um rapaz cigano numa motocicleta corre a mil para encontrá-la.

Essa união não realizada irá deixar um rastro de descontentamento que causará a ruptura entre gangues rivais de diferentes etnias, que andavam em trégua temporária.

Vemos a trama sob o ponto de vista da catalã Geronimo (Céline Sallette), jovem educadora com nome de guerreiro apache. Ela tenta contornar a animosidade e fazer com que se respire novamente um ar pacífico no local.

"Geronimo" é uma espécie de "Amor, Sublime Amor", de Robert Wise, misturado com "Vidas Sem Rumo", de Francis Ford Coppola, sem nunca chegar perto da qualidade de seus modelos.

Enquanto os jovens se escondem, unidos e se amando como se não houvesse amanhã, ou separados, mas sempre com medo das consequências, seus familiares lutam por meio da dança e da música.

O filme é melhor nos momentos ternos do casal e nas tentativas de Geronimo de contornar o problema. Quando se concentra nas danças e na histeria dos jovens revoltados o tom parece exagerado demais.

No meio dessa indecisão, há uma participação curiosa de Sergi López, como o pai de Geronimo que abriga a jovem noiva em fuga. Fora isso, apenas a surpresa que é a atuação de Sallette, principalmente nos momentos calmos, quando está contida e carismática. Nas cenas de tensão, sua atuação se desequilibra com o filme.

Geronimo
QUANDO: ESTREIA NESTA QUINTA (23)
ELENCO: CÉLINE SALLETTE, RACHID YOUS, DAVID MURGIA
PRODUÇÃO: FRANÇA, 2014, 14 ANOS
DIREÇÃO: TONY GATLIF

Geronimo


Endereço da página: