Folha de S. Paulo


Morre aos 84 anos o escritor americano E. L. Doctorow

Morreu nesta terça-feira (21), em Nova York, o escritor americano E. L. Doctorow, aos 84 anos.

Segundo seu filho Richard contou ao jornal "The New York Times", o autor morreu de complicações decorrentes de um câncer de pulmão.

Doctorow escreveu romances, livros de contos e peças de teatro, além de ensaios e textos críticos sobre literatura e política.

Suas obras retratavam personagens fictícios em situações baseadas na realidade, em um gênero conhecido como "ficção histórica".

O livro mais conhecido do autor é "Ragtime", publicado em 1975 e adaptado para o cinema em 1981 por Milos Forman, com roteiro do próprio Doctorow –no Brasil, o filme ganhou o título de "Na Época do Ragtime".

Ambientado no início do século 20, quando o ragtime era um dos gêneros musicais mais populares nos Estados Unidos, o romance narra um período de efervescência da história americana, com greves, convulsão social e uma vida cultural intensa. Os personagens são de uma família cujos integrantes são definidos como "Papai", "Mamãe", "Meninazinha", "Irmão mais Novo de Mamãe" e "Vovô".

No Brasil, "Ragtime" é publicado pela editora BestBolso (R$ 20, 280 págs.).

Seu romance "A Grande Feira" (esgotado no Brasil) foi vencedor, em 1986, do National Book Award, um dos mais importantes prêmios literários americanos.

Já "Ragtime", "Billy Bathgate" (1989, esgotado) e "A Marcha" (2005, Record, R$ 42, 416 págs.), venceram o National Book Critics Circle Award, outra prestigiosa honraria literária.

OBAMA

No Twitter, o presidente americano, Barack Obama, disse que os livros de Doctorow foram um aprendizado para ele.

"E. L. Doctorow foi um dos maiores escritores da América. Seus livros me ensinaram muito, e sua falta será sentida", escreveu em sua conta.

Filho de um comerciante e de uma pianista, Edgar Lawrence Doctorow nasceu em 6 de janeiro de 1931, em Nova York. Seu prenome foi uma homenagem ao também escritor Edgar Allan Poe.


Endereço da página: