Folha de S. Paulo


Livro de Harper Lee bate Dan Brown e se torna recordista de vendas nos EUA

"Go Set a Watchman", o segundo romance de Harper Lee, bateu recordes de vendas de lançamento de um livro de ficção para adultos nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta (15) a livraria Barnes and Noble, uma das maiores do país, sem especificar o número de exemplares vendidos.

A empresa indicou que o recorde anterior para o primeiro dia de vendas era de Dan Brown, pelo best-seller de 2009 "O Símbolo Perdido".

"Go Set a Watchman" superou, aliás, o romance erótico "Cinquenta Tons de Cinza" e deve se tornar o livro mais vendido pela livraria em 2015, segundo o comunicado.

O lançamento na terça (14) do segundo romance da autora do célebre "O Sol É para Todos" foi um dos acontecimentos mais importantes da história editorial.

Joe Raedle - 14.jul.2015/AFP
Capa de
Capa de "Go Set a Watchman", aguardado segundo livro de Harper Lee

A editora Harper-Collins havia dito que a tiragem inicial do livro em inglês era de dois milhões de cópias.

Nos EUA, Reino Unido e Irlanda, algumas livrarias abriram à meia-noite para que os leitores pudessem comprar seu exemplar da continuação do clássico da literatura que rendeu a Lee, hoje com 89 anos, um prêmio Pulitzer e a fama mundial em 1960.

A publicação de "Go Set a Watchman" alavancou as vendas de "O Sol É para Todos", que ficou em segundo lugar na lista de mais vendidos, segundo a Barnes and Noble.

O segundo livro de Lee põe em cena os mesmos personagens, só que vinte anos depois, do primeiro livro, considerado uma obra-prima do século 20 por seu retrato da injustiça social durante a Depressão no sul dos Estados Unidos.

"O Sol É para Todos", que vendeu mais de 30 milhões de exemplares e foi traduzida para 40 idiomas, conta a história de Atticus Finch, um advogado branco que defende um negro acusado de um crime. A trama é narrada pela filha pequena do advogado, Scout, que, agora adulta e morando em Nova York, regressa a sua cidade no Alabama para visitar o pai.

Curiosamente, esta segunda parte foi escrita nos anos 1950, antes do grande sucesso de Lee. Naquele momento, seu editor, fascinado pelos flashbacks da infância de Scout, pediu à autora que reescrevesse o livro. Daí, dois anos e meio depois, nasceu o outro livro, adaptado para o cinema em 1962 com Gregory Peck no papel de Atticus Finch.


Endereço da página: