Folha de S. Paulo


crítica

François Ozon faz troça da inteligência do espectador

"Uma Nova Amiga", de François Ozon, começa com um velório. Laura (Isild Le Besco) morreu jovem, deixando desamparados a amiga Claire (Anaïs Demoustier), o viúvo David (Romain Duris) e uma bebê chamada Lucie.

Um breve flashback nos conta como se desenvolveu a amizade entre Laura e Claire. Começou na infância e implicou na dianteira de Laura, que em todos os movimentos da vida era seguida pela amiga.

Divulgação
O ator Roman Duris em cena de
O ator Roman Duris em cena de "Uma Nova Amiga", de François Ozon

Não há inveja na relação, só inspiração. Claire via em Laura um norte, e por isso a vida sem ela parece inicialmente insuportável.

Claire vive com um bom marido chamado Gilles (Raphaël Personnaz), tem um bom emprego e uma boa casa num bairro residencial de classe média alta. Aos poucos, cremos, deve superar o luto.

Um dia, correndo pelo bairro, ela resolve entrar na casa de Laura. Encontra David vestido de mulher e com a filha no colo. Aí entramos no terreno típico de Ozon: o travestismo, a confusão dos sexos.

Estamos no século 21. Mesmo assim, Claire tem um choque, tanto com David vestido de mulher quanto com David transformando-se em mãe.

Logo veremos que não é bem isso. Nos filmes de Ozon as coisas sempre tendem a se embaralhar. Essa situação obrigará Claire a lidar com esse segredo, com a devoção que tinha por Laura e com a própria sexualidade. Terá de lidar principalmente com seu preconceito.

Mas aí as coisas viram de novo, e percebemos que o diretor volta a tratar seus personagens como ratinhos de laboratório, como em seu primeiro longa, "Nossa Linda Família" (1998).

Apesar do desfecho interessante, as viradas são arbitrárias, muitas vezes mal pensadas. Parece que, para Ozon, mais importante do que entender o drama humano é zombar da sensibilidade e da inteligência do espectador.

UMA NOVA AMIGA (Une nouvelle amie)
QUANDO: ESTREIA NESTA QUINTA (16)
ELENCO: ROMAIN DURIS E ANAÏS DEMOUSTIER
PRODUÇÃO: FRANÇA, 2014, 16 ANOS
DIREÇÃO: FRANÇOIS OZON


Endereço da página: