Folha de S. Paulo


Finalista do 'Superstar', Scalene mostra hoje o disco 'Éter' em festival paulistano

scalene

A semana promete emoções para o quarteto brasiliense Scalene. Nesta terça (7), toca em São Paulo num festival encabeçado pelo rapper Emicida. E, no domingo (12), disputa com mais três bandas a final do "Superstar", programa musical exibido na TV Globo.

Para quem acompanha o Scalene desde o início, há cinco anos, tal exposição está chegando tarde.

O grupo já apresentou seu rock rápido com letras oníricas em festivais de peso, como o Porão do Rock 2014, em Brasília, e o último Lollapalooza Brasil, em março, no autódromo de Interlagos.

Há menos de um mês, a banda lançou seu segundo álbum, "Éter".

O trabalho expõe uma grande evolução em relação ao disco de estreia do grupo, "Real/Surreal". O guitarrista e vocalista Gustavo Bertoni concorda.

"A metade de 'Real/Surreal' foi gravada em casa, tinha um repertório de várias vertentes, era rock com folk, eletrônico. A gente experimentou mesmo, queria ver onde a gente funcionava melhor."

"Éter", ao contrário da leveza que o título possa sugerir, é um disco mais denso, conciso. São 12 faixas (contra 18 do álbum anterior) que afunilam as tendências dos integrantes da banda -Queens of the Stone Age parece a mais evidente- em um rock de cara própria.

Para Gustavo, "cada música pede um processo de composição. Tem as que nascem voz e violão, geralmente as mais lentas. As mais pesadas são trabalhadas com os instrumentos, depois vem a melodia e, por fim, as letras."

Completam o Scalene Lucas Furtado (baixo), Tomas Bertoni (guitarra) e Philipe "Makako" (bateria). Gustavo diz que ele e seus amigos sabem que não fazem rock "comercial". "Não, de jeito nenhum, mas acho que, comparado ao primeiro disco, 'Éter' é um pouco mais fácil de ser engolido por um público maior."

Ajuda bem a participação no programa "Superstar". Convidado para disputar a competição dominical de bandas na Globo, o grupo chegou agora ao time de quatro finalistas, ao lado de Lucas e Orelha, Dois Africanos e Versalle.

"O melhor é podermos tocar material autoral no programa", conta Gustavo.

O festival desta terça reúne, além do Scalene, o rapper paulistano Emicida, os goianos de rock viajandão Boogarins e o som moderno do Far From Akaska, do Rio Grande do Norte.

FESTIVAL ROCK WORKS
QUANDO nesta terça (7), às 19h
ONDE Audio Club SP- av. Francisco Matarazzo, 694, tel. (11) 3862-8279
QUANTO R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 18 anos

NA TV
Superstar
Final da competição musical
QUANDO domingo (12), às 23h, na Globo


Endereço da página:

Links no texto: