Folha de S. Paulo


Além de segurança da Flip, Paraty está dividida por facções do crime

Na quinta (2), diante do telão da Flip, três amigos reclamavam da qualidade da maconha que compraram "de alguém aí". Apelidaram-na de "beque Saviano", em homenagem ao autor faltoso Roberto Saviano. "Disseram que a onda era boa, mas ela deu o cano na hora 'H'."

Os "alguéns aí" que formam o tráfico de drogas local, segundo a Polícia Militar, são a principal razão para a cidade ser considerada a terceira mais violenta do Rio (62 mortos por 100 mil habitantes, segundo Mapa da Violência do Ministério da Saúde divulgado em 2014).

Editoria de Arte/Folhapress
Mapa Paraty
Mapa do tráfico em Paraty

Vizinhos,os bairros Ilha das Cobras (controlado pelo Comando Vermelho) e Mangueira (Terceiro Comando) são considerados os bairros mais perigosos.

"Você chega e vê os postes de vermelho ou preto", diz um PM sobre as cores que identificam as facções rivais.

No fim de 2012, a Polícia Federal apontou 18 suspeitos de dominar o comércio de drogas. Para o subtenente Messias, do batalhão da PM local, as facções já não têm tanto peso assim. "A rixa aqui é mais crianças de colégio que se estranham até hoje."

A escolinha Casa da Árvore Maternal cancelou sua participação na Flip após assaltantes levarem, na quinta, R$ 7.000 e uma televisão.

A camareira Nirce Santos, 50, conta que o marido viu o "filme de terror" que foi o último Carnaval. "Na hora dos blocos, um homem saiu atirando." Saldo: um morto e dez feridos na praça da Matriz.

Em maio, o prefeito, Carlos José Gama Miranda (PT), ganhou uma cicatriz na testa após ser alvejado de raspão por uma bala. "Estamos cobrando da polícia a apuração rigorosa do crime", diz ele.

Mas, segundo a PM, houve queda de 50% nos homicídios de janeiro a maio. O prefeito diz que o município investe em educação para desacelerar o tráfico.

Os vereadores aprovaram a criação do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública. O efetivo policial foi triplicado para a Flip, com 120 PMs.


Endereço da página:

Links no texto: