Folha de S. Paulo


Ivete Sangalo e Criolo levam turnê com músicas de Tim Maia a São Paulo

Neste domingo (28), Ivete Sangalo e Criolo encerram em São Paulo a versão 2015 do projeto Nivea Música, que a cada ano celebra um compositor ou um ritmo brasileiro. Desta vez, Tim Maia.

Já foram cinco shows desde 12 de abril, em Porto Alegre. A turnê passou por Recife, Fortaleza, Brasília e Rio, acumulando até agora cerca de 400 mil espectadores, sempre sem cobrança de ingresso e em locais abertos –por isso, o show programado para Salvador em 24 de maio foi cancelado devido a muita chuva.

Leo Aversa/Divulgação
Ivete Sangalo e Criolo em show da turnê com repertório de Tim Maia no Rio.
Ivete Sangalo e Criolo em show da turnê com repertório de Tim Maia no Rio.

Ivete e Criolo apresentam 28 músicas, algumas individualmente e outras em dupla. Gerou expectativa a missão de Criolo, com voz elegante e pequena, cantar sucessos no vozeirão de Tim Maia. Mas ele surpreende.

Depois de Ivete abrir sozinha com quatro músicas –"Tim Maia sempre esteve de algum jeito no meu trabalho", diz a cantora–, Criolo entra e a primeira canção que leva é "Primavera", que funciona muito bem.

Facilita muito o diretor musical do projeto ser Daniel Ganjaman, produtor dos discos de Criolo. Foi Ganja, como é chamado, que fechou o repertório, com a diretora geral Monique Gardenberg, e fez os arranjos.

Cheio de hits, o show desperta a lembrança afetiva da plateia com "Azul da Cor do Mar", "Acende o Farol", "Sossego", "Vale Tudo" e "Me Dê Motivo", entre tantas.

"Mostramos muitas faces e fases de Tim. Quando entramos no estúdio para registrar parte desse repertório, escolhemos quatro músicas para eu cantar, quatro para o Criolo e outras quatro para a gente fazer junto", explica Ivete.

Esse álbum deve sair em agosto. "Demorou", diz Criolo. "Vai perpetuar o o brilho nos olhos que eu vejo ali em cada músico. Cantar e tocar é uma luta. Por isso eu topei. Quando teria outra oportunidade de trabalhar com tanta estrutura, tanto carinho e respeito? E Tim Maia!"

BAILINHOS

O rapper paulistano diz que Tim esteve mais presente na vida dele do que muitos imaginam. Acha que a história de vida de Tim, com dificuldades, tem semelhanças com a dele.

"Tim me lembra bailinhos de rua, quando a gente juntava caixas de som na esquina. Lembro daquele nosso ambiente de favela, onde um sabe o que o cara do outro barraco escuta porque tá todo mundo juntinho. E, quando veio o rap, esse livramento na minha vida, o som de Tim também estava lá."

Passada a turnê, os dois cantores seguem com shows, ambos com agenda no exterior. Ivete cantou há dois meses no Rock in Rio Las Vegas.

Criolo se apresentou este ano na Austrália e em julho vai para a Europa, com 15 shows em oito países, incluindo festivais de verão.

Segundo ele, o importante é seguir vivendo para expressar sua arte.

"É trabalho de formiguinha, a gente vai separando metade do almoço para garantir pelo menos metade de um jantar, mas sempre com dignidade e um sorriso no rosto."

NIVEA VIVA TIM MAIA
QUANDO neste domingo (28), às 16h30
ONDE praça Heróis da FEB, av. Santos Dumont, Santana
QUANTO grátis


Endereço da página: