Folha de S. Paulo


Vencedor do Oscar por trilha sonora de 'Titanic' morre em acidente aéreo

Se não tivesse feito mais nada na vida, James Horner seria lembrado para sempre pela cena de "Titanic" em que Leonardo Di Caprio e Kate Winslet se beijam na proa do navio, enquanto os triunfantes acordes de "Rose" ribombam nos alto-falantes dos cinemas. É uma imagem clássica de um dos filmes mais populares de todos os tempos. E a trilha sonora, composta por Horner, foi a mais vendida da história para uma trilha prioritariamente orquestral, com 27 milhões de cópias em todo o mundo.

Gabriel Bouys/AFP
James Horner, compositor vencedor de dois Oscars pela trilha sonora de
James Horner, compositor vencedor de dois Oscars pela trilha sonora de "Titanic"

Mas Horner, que morreu segunda-feira, aos 61 anos, quando o avião monomotor que pilotava caiu próximo a Santa Barbara, no sul da Califórnia, fez muito mais. Numa carreira de quase 40 anos no cinema, compôs mais de 100 trilhas sonoras, incluindo filmes de sucesso como "Avatar", "Cocoon", "Uma Mente Brilhante" e "Coração Selvagem", recebeu dez indicações ao Oscar e ganhou duas vezes, justamente por "Titanic" (melhor trilha sonora e melhor canção original com "My Heart Will Go On", cantada por Celine Dion).

Horner nasceu em Los Angeles. Seu pai, Harry Horner (1910-1994), foi um conhecido diretor de arte em Hollywood e também ganhou dois prêmios Oscar, o primeiro por "The Heiress" (1949), de William Wyler, e o segundo por "The Hustler" (1961), de Robert Rossen.

James estudou na Royal College of Music, em Londres, e depois na Universidade da Califórnia. Seu sonho era ser regente, mas acabou trabalhando com trilhas para cinema. Seus primeiros trabalhos foram para o mago dos filmes B, Roger Corman, com quem aprendeu a compor rapidamente - e, mais importante, sem gastar muito. "Roger dizia: 'Aqui tem quatro mil dólares, agora se vira!', e eu tinha de entregar a trilha pronta por esse preço. Foi uma grande escola", disse Horner à revista "Empire".

O sucesso veio na década de 80, quando compôs a trilha para "Star Trek: A Ira de Kahn" (1982), "48 Horas" (1983), de Walter Hill, "Cocoon" (1985), de Ron Howard, e "Aliens", de James Cameron, sua primeira indicação ao Oscar. Horner estabeleceu parcerias duradouras com Ron Howard ("Apollo 13", "Uma Mente Brilhante") e James Cameron ("Titanic", "Avatar"). Também fez a trilha para "Coração Valente", de Mel Gibson. James Horner deixa a esposa, Sarah, e duas filhas.


Endereço da página: