Folha de S. Paulo


Dilma e Aécio lamentam a morte de Fernando Brant; veja a repercussão

Músicos e amigos prestaram homenagem ao compositor mineiro Fernando Brant – fundador do Clube da Esquina e grande parceiro de Milton Nascimento – em suas redes sociais.

Brant morreu na sexta-feira (12), aos 68 anos, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia de transplante de fígado.

Acervo Pessoal
Fafá de Belém, o político Teotônio Vilela e o compositor Fernando Brant, no estúdio da Som Livre, em 1983
Fafá de Belém, o político Teotônio Vilela e o compositor Fernando Brant, no estúdio da Som Livre, em 1983

Entre suas canções mais conhecidas na voz de Milton estão "Travessia", "Maria, Maria", "Planeta Blue", "Promessas do Sol" e "Canção da América", entre outras.

Lô Borges, companheiro de Brant no Clube da Esquina, lembrou a importância do músico à cultura brasileira em seu Facebook: "Escreveu pérolas que ficarão gravadas no inconsciente coletivo por toda a eternidade. Saudades".

"Fernando cantou nossa geração, nossos sonhos", afirmou a presidente Dilma Rousseff, em nota, ao lamentar neste sábado (13) a morte do compositor mineiro.

Dilma afirmou que recebeu com tristeza a notícia da morte de Brant. "Minas Gerais e o Brasil perdem um dos seus grandes talentos,um dos seus mais extraordinários letristas".

O senador Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, afirmou no Twitter que deverá comparecer ao velório de seu "querido amigo, grande poeta e grande brasileiro Fernando Brant", em Belo Horizonte.

Também em nota, Aécio lembrou a proximidade com o músico, "um querido amigo e um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos". Ele também homenageou Brant em seu perfil no Facebook, em que publicou uma foto recente com o compositor mineiro. "Partilhamos os mesmos sonhos de Minas e de Brasil."

Leia, abaixo, a repercussão:

*

Dilma Rousseff, presidente, em nota
É com tristeza que recebi a notícia da morte do jornalista, poeta e músico Fernando Brant. Minas Gerais e o Brasil perdem um dos seus grandes talentos, um dos seus mais extraordinários letristas. O Clube da Esquina está de luto e a nossa música, mais triste.

Quero deixar meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs da música e da poesia de Fernando Brant, lembrando um dos seus mais conhecidos versos: "Com a roupa encharcada e a alma/ Repleta de chão/ Todo artista tem de ir aonde o povo está".

Fernando cantou a nossa geração, o nosso povo e os nossos sonhos.

Aécio Neves, senador, em nota
Fernando Brant foi um querido amigo e um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Sua obra e sua memória permanecerão com cada um de nós. Sua alma de poeta se somava ao seu grande coração de brasileiro. Seu trabalho marcou gerações. Estivemos juntos em muitas ocasiões, lutando pelos mesmos sonhos, por Minas e pelo Brasil. Transmito meu enorme pesar à toda sua família.

Lô Borges, músico e fundador do Clube da Esquina, no Facebook
Fernando Brant, um dos intelectuais mais brilhantes e fundamentais do Brasil, partiu em seu voo pássaro. Amigo, parceiro, grande e inspirado letrista, escritor e jornalista, Fernando escreveu pérolas que ficarão gravadas no inconsciente coletivo por toda eternidade. Saudades.

Ana de Hollanda, cantora e ex-ministra da Cultura, no Facebook
Partiu meu querido amigo Fernando Brant. Partiu o poeta e autor de "Maria, Maria", "Canção da América", "San Vicente", "Ponta de Areia", "Canções e Momentos" e centenas de outras obras-primas. Se não produziu muito mais foi porque dedicou boa parte da vida profissional à defesa dos direitos dos autores.

Fabiana Cozza, cantora, no Twitter
Obrigada Fernando Brant, Maestro. Deixa uma estrada de saudade...

Padre Fábio de Melo, cantor, no Twitter
Morreu Fernando Brant, pai de "Travessia", uma das mais belas letras da nossa música popular brasileira.

Alexandre Nero, ator, no Twitter
Meus sentimentos aos mineiros, que hoje perderam um de seus filhos maiores.


Endereço da página:

Links no texto: