Folha de S. Paulo


Maquiador de 'Harry Potter' e 'Velozes e Furiosos' dá aula grátis em SP

No "antes" e "depois" produzido pelo inglês Stephen Murphy, 41, a pessoa quase sempre entra uma beldade e sai um monstrengo de dar dó.

"Vilões são sempre os mais legais de fazer. Imagine ser o cara que fez o primeiro capacete de Darth Vader?", indaga o maquiador de filmes como os da saga "Harry Potter", "O Grande Hotel Budapeste" e "Velozes e Furiosos 6". Ele vem ao Brasil para falar sobre o ofício no Festival Cultura Inglesa, que acontece até o dia 21/6.

Direto de Roma, onde caracteriza o elenco de "Zoolander 2", ele palpita que fãs da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts estarão em peso no encontro gratuito, marcado para o sábado (13), às 19h, no Reserva Cultural.

Murphy estava na equipe que, ao longo de dez anos, "prendeu" Ralph Fiennes na cadeira por quase três horas diárias até que ele virasse Lord Voldemort, o arquirrival de Harry Potter, "da forma mais assustadora possível".

Para tanto, o ator inglês usava unhas falsas e raspava a cabeça todos os dias. Prótese de gelatina cobriram sobrancelhas e nariz, substituindo-o com dois buracos no rosto, à moda Michael Jackson. A dentadura postiça o impedia, inclusive, de almoçar.

O maior desafio, contudo, foi "multiplicar" o ator Warwick Davis em diferentes papéis da saga do mago: o miudinho professor de feitiços Flitwick e o duende Grampo, que leva Harry Potter e seus amigos ao banco Gringotes.

NÃO É FEITIÇARIA

Paulo Coelho foi outro "mago" no currículo de Murphy. Ele envelheceu Júlio Andrade, que interpretou o autor de "O Alquimista" na cinebiografia "Não Pare na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho" (2014). Para transformar o ator de 31 anos no escritor de 67, o maquiador aplicou uma prótese de cinco quilos em seu rosto.

"Fui chamado pela produtora de efeitos especiais com a qual já havia trabalhado em 'A Pele que Habito', do Pedro Almodóvar. Duas semanas na Espanha? Sem problemas!", diz sobre a obra parcialmente gravada no caminho de Santiago de Compostela, por onde Coelho peregrinou.

Dar rugas de preocupação a intérpretes –Andrade chegou a declarar que a prótese engessava sua atuação– é a parte mais difícil do trabalho, diz Murphy. "Uma das maiores sinucas em que me meti foi metamorfosear Idris Elba num Nelson Mandela velho em 'O Caminho para a Liberdade'. Precisava ser um envelhecimento realista num ator conhecido fazendo uma personalidade muito famosa."

Imagens geradas por computador substituirão os sangues de groselha e outros truques do passado? Muitos maquiadores ficam azuis feito um personagem de "Avatar" ao pensar na possibilidade.

Murphy foi uma criança aficionada por criaturas gosmentas ("A Coisa") e cabeças que "giram e vomitam" ("O Exorcista"). Mas acha que unir tecnologia e maquiagem artesanal é o futuro –como aconteceu com Voldemort, lembra.

"Espera-se que alguns filmes sejam como jogos de computador, rápidos e brilhosos, quase irrealistas. No outro lado da moeda, enquanto atores reais atuarem em filmes reais, haverá demanda por maquiagens criativas e com personalidade", afirma.

Usa o próximo capítulo de "Star Wars" como exemplo –o diretor J.J. Abrams promete efeitos visuais mais artesanais e menos computadorizados. "Eu, obviamente, estou com meus dedos cruzados", diz o maquiador que, quando menino, impressionou-se com fotos de Boris Karloff (1887-1969) na pele de Frankenstein.

"Esse filme de 1931 é antiquado. Mas a maquiagem, para mim, nunca foi melhorada desde então", afirma. Se um rosto pode dar errado, é bom que dê errado: é a Lei deste Murphy.

MURPHY NO FESTIVAL CULTURA INGLESA
QUANDO sábado (13), às 19h
ONDE Reserva Cultural, av. Paulista, 900, tel. (11) 3287-3529, lotação de 200 pessoas
QUANTO grátis (ingressos podem ser retirados com 1h de antecedência)

CRIATURAS DE MURPHY

Lord Voldemort
Ralph Fiennes raspava a cabeça e encarava quase três horas diárias de maquiagem para virar Voldemort na saga 'Harry Potter'

Paulo Coelho

Júlio Andrade criticou a prótese que usou para virar Paulo Coelho em 'Não Pare na Pista', pois, para ele, engessava a atuação

Divulgação
O autor Júlio Andrade como Paulo Coelho em 'Não Pare na Pista'
O autor Júlio Andrade como Paulo Coelho em 'Não Pare na Pista'

Ralph Fiennes 2

Murphy integrou a equipe de 'O Grande Hotel Budapeste', (com Ralph Fiennes), Oscar de melhor maquiagem neste ano

Divulgação
Os atores Ralph Fiennes e Tony Revolori em cena de
Os atores Ralph Fiennes e Tony Revolori em cena de "O Grande Hotel Budapeste", de Wes Anderson

Endereço da página:

Links no texto: