Folha de S. Paulo


Provocador sofisticado, americano David Mamet ganha mostra em SP

Autor prolífico e provocador nato, o roteirista, dramaturgo e diretor norte-americano David Mamet é tema de uma mostra que ocupa o Sesc Pompeia, em São Paulo, a partir deste sábado (30).

Nascido em Chicaco, em 1947, Mamet despontou no teatro e no cinema nos anos 1980, com textos que primavam por uma escrita precisa, mas bastante coloquial, e por abordar temas controversos. Em 1984, venceu o Prêmio Pulitzer pelo espetáculo "Glengarry Glen Ross" ("O Sucesso a Qualquer Preço").

Com encenação da carioca CiaTeatro Epigenia, a peça "Oleanna" abre a mostra em São Paulo. Escrita em 1992, a trama retrata uma estudante universitária que, para não ser reprovada em uma matéria, procura a ajuda do professor que leciona a aula.

De um diálogo caótico, nasce um jogo de poderes: os dois falam, mas não se comunicam. Por fim, a aluna acusa de assédio o docente. Mas ali não fica claro quem está certo ou errado.

"Mamet tem um texto muito bem estruturado e defende muito bem os dois lados de uma questão", diz Gustavo Paso, que assina a direção.

Na montagem, o papel de aluna cabe a Luciana Fávero, e os atores Marcos Breda e Miwa Yanagizawa se revezam na interpretação do professor.

Há sessões em que a atuação é de Breda, outras de Miwa. Em três dias (3, 4 e 5/7), ambos estarão em cena como o docente, uma configuração não ensaiada previamente pelo grupo, para "aumentar o jogo teatral", afirma Paso.

"Com um ator defendendo o professor, você olha mais para o indivíduo. Com dois, ainda mais sendo um homem e uma mulher, fica mais claro que eles representam uma instituição de ensino."

Após cada sessão, elenco e diretor farão um bate-papo sobre a obra com o público.

Interessado não só nos textos, mas também na forma com que Mamet dirige sua obra –sem fazer análises psicológicas dos personagens–, Paso comprou os direitos de mais dois trabalhos do autor.

"Race" (que tanto pode significar "raça" ou "corrida") deve estrear no segundo semestre e fala sobre um homem acusado de estuprar uma garota negra.

Já "Speed-the-Plow", prevista para 2016, trata de um produtor de cinema à procura de um roteiro. O título faz referência a um antigo ditado que pede bênção à colheita.

PRÍNCIPE DA DINAMARCA

A mostra no Sesc também prevê a exibição de filmes escritos por Mamet e debates sobre sua obra (leia baixo). É dele o roteiro de "Os Intocáveis" (1987), clássico dirigido por Brian De Palma.

O ator Marcos Daud, que traduziu para o português "Oleanna" e "Sucesso a Qualquer Preço", ressalta como Mamet recria o falar cotidiano das pessoas, retratando repetições e murmúrios.

"Ele faz uma pesquisa grande de linguagem das ruas, se preocupa com as pontuações, as reticências e o dinamismo do discurso", diz. "Não é uma linguagem elitista, mas é extremamente sofisticada."

"Além disso, trabalha no terreno da ambiguidade. Levanta questões, não dá respostas. Com isso, foge do lugar-comum no qual tantos se acomodam", comenta Thiago Freire, Coordenador de Programação do Sesc Pompeia.

Para o crítico de cinema Rodrigo Fonseca, o americano também se destaca por abordar universos "menores" –o estudante, o vendedor de uma lojinha, a garçonete– e elevá-los a um estado de grandeza.

"Em Shakespeare, por exemplo, o mito, como um Hamlet, já nasce mito. No Mamet, é o pequeno cara que vira o príncipe da Dinamarca."

*

Peça 'Oleanna'
Sex. e sáb., às 21h, dom. e feriados, às 19h; até 5/7; 16 anos; ingr.: R$ 7,50 a R$ 25

Mostra de filmes

> "O Destino Bate à Sua Porta"
11/6, às 19h30; 16 anos; grátis

> "Os Intocáveis"
12/6. às 19h30; 14 anos; grátis

> "Jogo de Emoções"
18/6, às 19h30; 14 anos; grátis

> "As Coisas Mudam"
23/6, às 19h30; 14 anos; grátis

> "O Sucesso a Qualquer Preço"
24/6, às 19h30; 14 anos; grátis

> "Mera Coincidência"
25/6, às 19h30; 14 anos; grátis

Bate-papos

> A Dramaturgia Norte-americana Contemporânea, com Marcos César de Paula Soares e Denise Weinberg
17/6, às 19h30; 14 anos; grátis

> Sobre "O Sucesso a Qualquer Preço", com André Garolli
24/6, às 21h; 14 anos; grátis

> Debate sobre o filme "Mera Coincidência", com Marcos César de Paula Soares
25/6, às 21h; 14 anos; grátis

Sesc Pompeia, r. Clélia, 93, tel. (11) 3871-7700


Endereço da página:

Links no texto: