Folha de S. Paulo


Filme húngaro "Saul Fia" leva o prêmio principal da crítica em Cannes

Um dos grandes favoritos à Palma de Ouro em Cannes, o húngaro "Saul Fia", de László Nemes, foi escolhido, neste sábado (23), o melhor filme pela Federação Internacional de Críticos de Cinema - Fipresci.

Passado em Auschwitz, o filme é sobre um judeu húngaro que trabalha como membro do Sonderkommando, grupo de prisioneiros que cuidava do dia a dia dos campos de concentração, e que acha seu filho entre os mortos.

Entre os longas da mostra Un Certain Regard, a segunda mais importante do festival, o escolhido foi o indiano "Masaan", do estreante Neeraj Ghaywan. O filme foi aplaudido de pé em sua estreia e conta três histórias trágicas, como a da população de uma cidade que vive ao lado de um grande crematório.

Já a coprodução entre Brasil e Argentina "Paulina", de Santiago Mitre, foi escolhido o melhor filme da Semana da Crítica pela Fipresci, repetindo o prêmio principal, concedido na quinta-feira (21).

O anúncio do vencedor da Palma de Ouro e dos prêmios principais da 68ª edição do Festival de Cannes será neste domingo (24). Os irmãos Joel e Ethan Coen lideram o corpo de jurados que escolherá o vencedor.


Endereço da página: