Folha de S. Paulo


Revolucionário, apresentador David Letterman dá adeus ao seu programa

Um capítulo importante da história da TV americana termina nesta quarta (20), quando a rede CBS transmite o último episódio do "talk show" de David Letterman. Aos 68, alegando cansaço, o apresentador vai se aposentar após quase 33 anos à frente do programa de entrevistas, que será assumido por Stephen Colbert e, segundo muitos, revolucionou a TV dos EUA.

Letterman estreou seu show na NBC em 1982. O programa ia ao ar à 0h30, logo depois do "talk show" do lendário Johnny Carson.

Em pouco tempo, ele virou o nome mais falado da TV. Trazia os convidados mais loucos e esquisitos, como os comediantes Andy Kaufman e Bill Murray, e as atrações musicais mais modernas. O público jovem passou a cultuar o apresentador.

Quando Carson se aposentou, em 1992, muitos acharam que a NBC colocaria Letterman em seu lugar. Mas a emissora achou arriscado e chamou o comediante Jay Leno –talentoso, porém bem mais careta e "quadrado. Decepcionado, Letterman foi para a rede CBS, onde bateu de frente com Leno até este se aposentar, em 2014.

Leno quase sempre teve a melhor audiência, mas Letterman era mais ousado. Dono de um estilo ácido e autodepreciativo, ia na contramão da simpatia de apresentadores clássicos como Carson.

Sua verve irônica e suas perguntas desconcertantes tiraram celebridades do prumo. Numa antológica entrevista em 1994, a cantora Madonna, irritada, cobriu o apresentador de palavrões.

A importância de Letterman ficou evidente pelos tributos prestados a ele recentemente. A lista de convidados de seus últimos shows foi recheada de astros: George Clooney, Bill Clinton, Tom Hanks, Tom Waits, Oprah Winfrey, Bob Dylan e outros.

A atriz Julia Roberts disse que, na primeira vez em que foi ao programa, em 1988, "tinha medo" de Letterman, pois ele "parecia não ter paciência para pessoas estúpidas".

E o comediante Norm MacDonald não segurou as lágrimas ao lembrar como o apresentador o ajudou na carreira, convidando-o para seu show em 1990, quando MacDonald era desconhecido.

A lista de convidados desta quarta foi mantida em sigilo. Há um boato de que Barack Obama possa aparecer. Como é de praxe com David Letterman, tudo pode acontecer.

NA TV
Late Show with David Letterman
Programas finais
QUANDO 22h, no Record News

QUARTA (20/5)
O ator Tom Hanks será
o convidado da noite.
Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, se apresentará

QUINTA (21/5)
O ator Bill Murray, convidado do primeiro
"talk show" de Letterman, será entrevistado,
Bob Dylan fará o show

SEXTA (22/5)
A lista de entrevistados
foi mantida em sigilo,
mas há o boato de que Barack Obama seja
a estrela da noite final


Endereço da página:

Links no texto: