Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Capítulo final de 'Mad Men' consagra personagens femininas

ATENÇÃO, TEXTO CONTÉM SPOILERS

Quando os roteiristas de "Mad Men", que se despediu da TV brasileira na noite desta segunda (18) após oito anos, prometeram o "fim de uma era", era verdade.

Os desfechos foram distribuídos com tamanho esmero, para que cada personagem central tivesse sua evolução particular assinalada, que o episódio pareceu mais final de novela do que de uma série da nova-era-de-ouro-da-TV, em que a regra não dita é deixar sempre algo no ar.

Todos, menos Don (leitor, há "spoilers" a partir daqui).

Depois de afundar em si mesmo, o personagem de Jon Hamm continuou no mesmo lugar –um observador arguto, mas mais passivo do que gostaria de ser, de seu entorno. Esse talento o transformou em um gênio da publicidade, mas nunca no homem que ele queria ser.

O giro de 360 graus em torno do próprio umbigo foi, ao fim, um belo golpe narrativo, ao servir de eixo ao longo das sete temporadas, para outros personagens crescerem. E o capítulo final mostrou que todos amadureceram (até Sally). Menos Don.

Mas é da trinca de personagens femininos centrais, Joan (Christina Hendricks), Peggy (Elisabeth Moss) e Betty (January Jones) que ficam as melhores memórias.

A primeira começou como uma secretária que usava o sex appeal e terminou como uma executiva determinada, mãe solteira e cheia de ideias (e sexy-sem-ser-vulgar, por que não?). A trajetória de Joan é de fazer qualquer Camille Paglia aplaudir de pé.

Betty, a moça mimada que vivia para o marido, terminou como uma mulher madura e sóbria, dona de uma altivez arrepiante até na morte.

E há Peggy, a mais adorável das megeras carreiristas desde a Miranda de "Sex and the City". Sim, ela tem redenção. Quando Moss for indicada a todos os prêmios de TV de 2016, é sua a inesquecível cena de "eu te amo" que merece ser exibida em looping.

Mad Men

NA TV
MAD MEN
ÚLTIMO EPISÓDIO Qua. (20), à 1h20, qui. (21), às 16h25, e dom. (24), às 10h45, na HBO
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página:

Links no texto: