Folha de S. Paulo


Ivete e Taylor Swift empolgam turistas e adolescentes no Rock in Rio Vegas

O terceiro dia do Rock in Rio Las Vegas teve a programação de seu palco principal aberta e encerrada por duas cantoras campeãs de venda de discos, uma no Brasil e a outra em todo o planeta: Ivete Sangalo e Taylor Swift.

A baiana cantou às 17h30 locais (21h30 no Brasil) para cerca de 4.000 pessoas. Tinha diante de seus olhos o sol e o entusiasmo de uma plateia com grande maioria de compatriotas, muitos vestindo a camiseta da seleção brasileira de futebol ou erguendo a bandeira do país.

A americana entrou no mesmo palco às 23h30, quando 42 mil pessoas haviam passado pelos portões da Cidade do Rock montada em uma grande área urbana pertencente à MGM, gigante do entretenimento que se associou ao Rock in Rio para três edições em Las Vegas (as outras estão previstas para 2017 e 2019). O local pode receber até 85 mil pessoas por dia.

Acumulando público de 124 mil ingressos vendidos em três dias, é a primeira investida nos Estados Unidos do festival que nasceu em 1985 no Brasil e já teve seis edições em Lisboa e três em Madri. A sexta edição no Rio de Janeiro está marcada para setembro, com ingressos esgotados.

Depois de dois dias dedicados ao rock, em 8 e 9 de maio, com noites fechadas pelas bandas americanas No Doubt, na sexta, e Metallica, no sábado, o terceiro dia do evento foi bom para Ivete e Taylor.

A brasileira mostrou a energia habitual, cantou seus sucessos (fechou o show com "Poeira"), fez cover de Stevie Wonder ("Master Blaster") e falou muito com o público, misturando português e inglês.

Talvez nem fosse necessário, já que estava diante de antigos fãs, de passaporte brasileiro. Quando boa parte das pessoas levantaram a mão depois que ela perguntou quem estava em seu show no Madison Square Garden, há cinco anos, Ivete brincou: "Todo mundo na milha, né? Viajando o mundo atrás de mim".

Ela também mostrou humor depois de ter caído logo depois de entrar no palco. "Tomei um tombo, né? Tudo bem, é para pegar no tranco"

A apresentação valeu para Ivete marcar território nos Estados Unidos. Mas, enquanto cantava, um público maior se aglomerava diante do palco secundário, esperando pela cantora teen Charli XCX.

Para Taylor Swift, no meio de outra turnê consagradora, divulgando seu álbum mais recente, "1989", foi a noite de provar que seu carisma, sua beleza e seu repertório muito bom seguram um show madrugada adentro com os termômetros batendo em 10 graus. Com o vento constante, Las Vegas virou Alasca.

E Taylor cantou praticamente o show inteiro de pernas de fora e usando tops. Ao subir em uma grua, para cantar uma canção sobre a plateia, dava a impressão de correr o risco de virar um picolé.

O dia em que resolver deixar de seguir a cartilha das divas, parando de escalar bailarinos no palco e trocar de roupa a cada par de músicas, Taylor vai poder mostrar a força total de seu repertório matador. Só mesmo um hit como "Shake It Off" para fazer um público a beira do congelamento dançar enlouquecido. Centenas de meninas estavam só de shortinho e camiseta.

O dia no Rock in Rio Las Vegas teve uma programação atraente, para as pessoas que aproveitaram a ótima estrutura, onde os serviços funcionaram 100%, sem filas. Os grandes blocos reconhecíveis eram turistas brasileiros maduros e adolescentes americanas loucas por Taylor Swift.

Essa garotada acompanhou shows "encomendados" para ela. No palco secundário, pela ordem, o inglês James Bay, bonitinho do folk, a sueca Tove Lo, bonitinha que colocou todos para dançar com dois bateristas, e as inglesas Charli XCX e Jessie J, bonitinhas com letras sobre como as garotas devem se comportar nesses dias que correm. Todo mundo aprovado completamente pelo público.

No palco principal, entre Ivete e Taylor, duas atrações que só ampliaram o clima de festa de 15 anos: o surpreendente e ótimo show do grupo de irmãos Echosmith, que recicla o rock dos anos 1980 em clima de bailinho de garagem, e o ruivo Ed Sheeran, grande vendedor de discos de baladas intensas, que os brasileiros viram de perto em sua turnê pelo país em abril.

O quarto e último dia do Rock in Rio Las Vegas será neste sábado (16), numa noite encerrada pelo cantor Bruno Mars.

O jornalista THALES DE MENEZES viajou a convite do festival.


Endereço da página:

Links no texto: