Folha de S. Paulo


Novato, Mauricio Destri protagoniza novela das sete

Mauricio Destri tem 23 anos, cara de 21 e um número de papéis na televisão que se pode contar nos dedos de uma mão: quatro, considerando Benjamin, personagem da novela "I Love Paraisópolis", o primeiro protagonista da carreira.

Na trama das 19h, que estreia nesta segunda-feira (11), na Globo, o catarinense é um arquiteto idealista, radicado nos Estados Unidos, que se envolve num triângulo amoroso com Maria Casadevall, a elegante Margot, e Bruna Marquezine, a batalhadora Mari.

O papel de bom moço não é novidade para o ator. Tanto na trama de "Cordel Encantado" (2011) quanto em "Sangue Bom" (2013), Mauricio deu vida a tipos corretos e sensíveis até a medula.

Zé Paulo Cardeal/TV Globo/Divulgação
Mauricio Destri em
Mauricio Destri em "I Love Paraisopolis"

O rótulo não parece lhe preocupar. "O mocinho corre o risco de ficar passivo demais, sem sal, mas o vilão pode ficar exagerado, caricato. Temos que focar personagens, histórias, e não estereótipos", diz à Folha, por e-mail.

Além disso, o ator afirma que Benjamin se diferencia dos demais personagens por ter um aspecto mais "humano". "Como todo ser humano, ele tem seus defeitos e suas qualidades, altos e baixos, mudanças de comportamento. Cabe a mim não chapá-lo, transmitir toda essa riqueza e nuances de emoções", diz.

COMPLICAÇÕES

O maior entrave para sua felicidade, conta, será o próprio Benjamin, e não vilões maquiavélicos de planos mirabolantes. "Os personagens dessa novela não são estereótipos. São humanos. Os empecilhos serão eles mesmos."

Na trama, seu personagem tem como sonho reurbanizar a favela de Paraisópolis, em São Paulo, onde vive Mari –por quem se encanta, apesar de namorar Margot.

Mauricio diz sentir a diferença em interpretar um protagonista. "Vou ter acesso a um público infinitamente maior. E tem a necessidade de estar física e mentalmente preparado para o volume de trabalho, também infinitamente maior", diz ele.

CRIOLO

Para o papel, ele diz ter procurado inspiração nos atores Alain Delon e Warren Beatty. Também buscou "referências em Oscar Niemeyer" e ouviu "muito hip-hop de São Paulo", como os rappers Emicida e Criolo, "para entender o mundo de Paraisópolis".

Durante 45 dias, conviveu intensamente numa sala de ensaio estudando expressão corporal com Bruna, Maria e Tatá Werneck, que vive Danda, uma amiga próxima de Mari. Sobre Bruna Marquezine, derrama-se em elogios.

"É uma grande atriz, talentosa, com habilidade de concentração e técnica de quem nasceu na televisão. É de dar inveja, estou aprendendo diariamente com ela. Bruna é uma grande amiga, profissional e guerreira."

NA TV
I Love Paraisópolis
Estreia da novela QUANDO segunda-feira (11), às 19h30, na Globo


Endereço da página: