Folha de S. Paulo


Colóquio na USP revê obra de Dalton Trevisan

As comemorações em homenagem aos 90 anos de Dalton Trevisan começam nesta quinta (7), em um colóquio na faculdade de letras da USP.

A conferência de abertura, às 14h, será feita pela professora Berta Waldman, que pesquisa a obra do autor desde o começo dos anos 1980.

"Vou tratar de como as narrativas vão se configurando na obra dele, os temas principais de que ele trata; e de como algumas obras de outros autores dialogam com as narrativas de Dalton: a poesia de Francisco Alvim, a prosa de Nelson Rodrigues, os contos de Rubem Fonseca."

Logo após, às 15h, os professores Augusto Massi, Eliane Robert Moraes e Arnaldo Franco Júnior apontam traços primordiais na obra do curitibano: o cafajestismo, o sacrifício e a repetição.

Na sexta (8), às 14h, três escritores analisam os textos de Dalton -os poetas Fernando Paixão e Francisco Alvim e o contista André Sant'Anna.

"Quem ler os primeiros livros de Dalton vai verificar que essas coletâneas se prendem a um modelo clássico. Esse modelo vai se esgarçando nos livros seguintes. Em 'Guerra Conjugal', vemos a passagem dos personagens-típicos para a criação de personagens-tipos, com os quais ele revela as mazelas brasileiras", declara Paixão.

Por fim, às 16h, o professor americano Michael Wood (Princeton) faz um apanhado da carreira do Vampiro. Todas as palestras são gratuitas.


Endereço da página: