Folha de S. Paulo


Sarah Thornton escreve guia raso para se fazer tipo em vernissages

O novo livro de Sarah Thornton, "O que É um Artista?", é bastante adequado para ser lançado em uma feira de arte: ele combina pequenas histórias de artistas reconhecidos com fofocas que todo mundo gosta de contar quando não se espera profundida nem tampouco erudição.

Afinal, contar que Damien Hirst é o maior importador de borboletas da Inglaterra é um detalhe insignificante perto de sua obra, mas é a partir de curiosidades desse tipo que o novo livro é construído.

Thornton tornou-se conhecida por "Sete Dias no Mundo da Arte", um livro muito mais original, em que descreve sete lugares de reconhecimento no mundo da arte, como a Bienal de Veneza ou a feira de Basel, revelando como cada um desses espaços determina um pouco o que se pensa sobre arte hoje em dia.

Já em "O que É um Artista?", aliás um título apelativo frente ao original em língua inglesa, "33 artists in 3 acts" (33 artistas em 3 atos), Thornton reúne entrevistas produzidas entre 2009 e 2013, divididas em três grandes temas ou atos: política, filiação e ofício.

O primeiro aborda a atitude dos artistas frente ao mundo das artes, colocando em polos extremos nomes óbvios: enquanto Jeff Koons é descrito –elegantemente, é verdade– como um oportunista mercantilista, Ai Weiwei surge como um ativista perseguido pelo regime chinês. Em meio a artigos sobre cada um desses protagonistas, Thornton aborda outros nomes, mas tão brevemente que a impressão que se tem é que eles servem para aumentar o tamanho do livro.

O que É um Artista?
Sarah Thornton
livro
Comprar

O mesmo ocorre no segundo capitulo, polarizado especialmente por duas famílias: o casal de artistas Carroll Dunham e Laurie Simmons, pais da criadora da série de TV "Girls", Lena Dunham, e outra, na verdade um grupo de amigos italianos, que tem como principais membros o artista Maurizio Cattelan e os curadores Francesco Bonami e Massimiliano Gioni. Se a intenção aqui era apontar a importância das relações no mundo da arte, seu objetivo falhou por não entrar no tema de forma direta.

Finalmente, no terceiro ato a autora apresenta artistas novamente a partir de uma contraposição: aqueles que possuem grandes ateliês com dezenas de assistentes, como Hirst, e aquelas que preferem fazer tudo praticamente sozinhos, como a brasileira Beatriz Milhazes.

Com uma riqueza de citações da era Wikipédia, "O que É um Artista?" pode ajudar em conversas banais de abertura de exposições, mas está longe em contribuir para a compreensão das questões mais relevantes a respeito dos 33 artistas usados no livro.

O QUE É UM ARTISTA?
AUTOR Sarah Thornton
TRADUÇÃO Alexandre Barbosa de Souza
EDITORA Zahar
QUANTO R$ 59,90 (448 págs.)
AVALIAÇÃO ruim "¢


Endereço da página:

Links no texto: