Folha de S. Paulo


Indígenas abandonam o set de filme de Adam Sandler após ofensas

Um grupo de doze atores e atrizes indígenas abandonaram as gravações de "The Ridiculous Six", primeiro filme de Adam Sandler para a Netflix, na quarta-feira (22). Os atores, da etnia Navajo, sentiram-se ofendidos por uma série de ofensas no roteiro às mulheres e idosas da cultura apache.

Entre as ofensas, as mulheres indígenas eram retratadas fumando enquanto estavam urinando, além de personagens que atendiam por nomes ofensivos como No Bra (sem sutiã).

O filme, uma paródia de "Sete Homens e Um Destino", tem roteiro de Adam Sandler, que também integra o elenco ao lado de Nick Nolte, Steve Buscemi, Dan Aykroyd, Jon Lovitz e o músico Vanilla Ice.

Reprodução/Instagram/lorenanthony
Foto de ator indígena Loren Anthony no set de filmagem de filme de Adam Sandler
Foto de ator indígena Loren Anthony no set de filmagem de filme de Adam Sandler

Atores que deixaram o set de filmagens relataram ao site "Indian Country Today Media", que cobre direitos de populações nativas dos EUA, que as ofensas passaram do limite do aceitável. Um dos atores diz que relutava a aceitar o papel, mas foi informado pela produção que um consultor cultural havia sido contratado para elaborar uma representação cuidadosa da cultura indígena.

David Hill, 74 anos, da etnia Choctaw e membro do American Indian Movement (movimento de indígenas americanos), foi um dos que deixaram o set. "Eles estavam sendo desrespeitosos", comentou. "Nossa dignidade não está à venda. É vergonhoso que muitos [indígenas] ainda fiquem porque precisam de trabalho."


Endereço da página: