Folha de S. Paulo


Júri de Cannes inclui Guillermo del Toro, musa de Almodóvar e Jake Gyllenhaal

O diretor mexicano Guillhermo del Toro, a estrela espanhola Rossy de Palma e o jovem realizador canadense Xavier Dolan integram o júri do 68º Festival de Cannes, anunciaram nesta terça-feira (21) os organizadores.

O diretor, roteirista e produtor mexicano Guillermo del Toro é um dos representantes mais criativos da nova geração de cineastas mexicanos, que tem ainda Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñarritu.

Após o início nas áreas de maquiagem e efeitos especiais, a brilhante carreira de Del Toro no cinema trouze obras singulares do universo fantástico, como "Mutação" (1997), "Hellboy" (2004) e "O Labirinto do Fauno", que competiu à Palma de Ouro em 2006.

Musa de Pedro Almodóvar e figura emblemática do cinema espanhol desde sua revelação, em 1986, em "A Lei do Desejo", Rossy de Palma também estrelou outros títulos do cineasta, como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" e "Kika". A atriz, que esteve pela última vez na competição de Cannes em 2009, com "Abraços Partidos", trabalhou também com outros diretores, como Mike Figgis, Robert Altman, Patrice Leconte e Mehdi Charef.

Já o diretor canadense Xavier Dolan, lançado a fama aos 20 anos, quando dirigiu "Eu Matei a Minha Mãe" (2009), triunfou no ano passado na Croisette com "Mommy", que recebeu o prêmio do júri. Hoje com 26 anos, Dolan está preparando sua próxima película, "The Death and Life of John F. Donovan".

Com indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, o ator norte-americano Jake Gyllenhaal, de "O Segredo de Brokeback Mountain" e "O Abutre", também faz sua "estreia" no Festival de Cannes.

Completando o júri de 2015 estão as atrizes Sophie Marceau (França) e Sienna Miller (Reino Unido) e a cantora Rokia Traoré (Mali), presidido pelos irmãos Ethan e Joel Coen.

O Festival de Cannes acontece entre 13 e 24 de maio.


Endereço da página: