Folha de S. Paulo


Record Store Day celebra hoje a cultura do vinil em SP; veja dicas

Criado nos Estados Unidos em 2007 para homenagear a cultura do vinil, o Record Store Day (dia da loja de discos, em português) reúne vendedores e colecionadores neste sábado (18) em diversas cidades do mundo.

Em São Paulo, o evento acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som), das 12h às 20h. Cerca de 70 expositores levarão caixas de raridades - primeiras prensagens de discos como "Tropicália: ou Panis et Circecis" (1968), autografado por Caetano Veloso, que sai por R$ 700 - e "bolachões" mais facilmente encontráveis - para ficar na discografia brasileira, é possível comprar vinis de Cazuza e Roberto Carlos dos anos 1970 e 1980 por, em média, R$ 50.

O "embaixador" do evento no Brasil é o músico Kid Vinil, que fará sessão de autógrafos de "Beatriz", seu álbum mais recente. Haverá também shows gratuitos de Romulo Fróes e Bruno Souto.

Figurinha carimbada em feiras do gênero, Marcio Custodio, 35, é dono da loja "Locomotiva Discos", em São Paulo, e é um dos organizadores da exposição de hoje no MIS.

Ele avalia que a proliferação de eventos como o Record Store Day reflete a consolidação da cultura do disco no país - um mercado que cresceu na casa dos 30% em 2013.

"A cultura do disco é primeiramente dar valor à música. O ritual de colocar na vitrola, enfiar a agulha, colocar a capa, ver o encarte com as letras", diz Custódio.

O vendedor conta à "Ilustrada" o que potenciais colecionadores de vinis de primeira viagem devem se atentar na hora de comprar discos e mesmo a vitrola.

Veja, abaixo, as sugestões de Márcio Custodio:

Para comprar o toca-discos:
- Em São Paulo, a dica é caminhar pela região da rua Santa Ifigênia. Há boas opções perto da rua dos Andradas.
- Garimpe em brechós de bairro e em lojas de segunda mão, sempre há coisas baratas.
- Preste atenção no estado de conservação do equipamento, na regulagem e na agulha

Para comprar o disco:
- A pechincha faz parte do colecionismo de discos
- A maioria dos vendedores do Record Store Day aceita cartões, mas leve dinheiro.
- Retire o disco do encarte e observe com atenção eventuais riscos

RECORD STORE DAY
QUANDO sáb. (18), das 12h às 20h; com show de Romulo Fróes às 15h e de Bruno Souto às 17h
ONDE Museu da Imagem e do Som, av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. (11) 2117-4777
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre


Endereço da página:

Links no texto: