Folha de S. Paulo


Apartamento 03 brinca com comprimentos e volumes em seu verão

A Apartamento 03 é uma das marcas do Grupo Nohda, holding mineira de Patrícia Bonaldi, e um dos nomes revelados pela estilista e convidados para desfilar no evento. Em sua segunda coleção na SPFW, o estilista Luiz
Cláudio se inspirou em espiritualidade para construir peças leves que brincam com as formas de um laço.

"Não sou de desenhar. Me apaixono por um tecido e começo a trabalhar com ele no manequim. Foi assim que nasceu minha obsessão pelos laços que você vê em vestidos, saias, calças em top durante todo o desfile", conta, em seu backstage.

Com peças em preto e branco e somente uma estampa —que engana os olhos mas na verdade é uma cena de um ritual litúrgico - a silhueta é longilínea, fluída e com comprimento na altura da canela. "Gosto de trabalhar com tecidos naturais por causa do clima do país", entrega, ao mostrar uma túnica transparente de seda que sobrepõe calça cropped.

A combinação, aliás, é um dos pontos altos do desfile e aparece por vezes com uma terceira camada de rede feita de canutilhos. "A graça de trabalhar na fábrica, sem croquis, é que nós vamos descobrindo novos tecidos e técnicas sem querer".

Os coletes em malhaprene, espécie de neoprene parecido com aquele de roupas de surfista, são finalizados com finas listras e acabamento por fazer na barra, dando um ar casual à peça que pode parecer séria demais. A camisa feita com penas brancas naturais é um dos looks preferidos do estilista e um dos melhores momentos da apresentação.

Apesar dos plissados e das texturas trabalhadas por Luiz Claudio, foi a brincadeira com comprimentos assimétricos e volumes no meio do corpo que fez do desfile um dos melhores dessa temporada


Endereço da página:

Links no texto: