Folha de S. Paulo


'Game of Thrones' volta com bundas, sexo e mais mortes

O elenco de "Game of Thrones" é unânime ao afirmar: a quinta temporada da série, que estreia neste domingo (12) na HBO, é a melhor até aqui. Exagero? Talvez. Mas é fato que, neste ano, algumas reviravoltas acontecem, e tramas até então desconectadas aos poucos vão se cruzando.

"Mundos estão se colidindo", sintetizou à revista "Entertainment Weekly" David Benioff, um dos criadores da série, adaptada da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", escrita por George R.R. Martin.

No fim da quarta temporada, Tyrion (Peter Dinklage) e Arya (Maisie Williams), por exemplo, deixam Westeros, abrindo caminho para encontros com personagens isolados como Daenerys (Emilia Clarke), que anda ocupada conquistando territórios longe dos outros personagens.

É também nesta temporada que a série de TV pode dar spoilers do livro de Martin ou se distanciar completamente da coleção. Difícil saber. Neste mês, o escritor disse ter a intenção de terminar o sexto volume no ano que vem.

Seu último livro, "A Dança dos Dragões", é de 2011, e as histórias de alguns personagens na série já alcançaram as da literatura. É o caso de Bran Stark (Isaac Hempstead Wright), que está fora da série na nova temporada.

Em março, Benioff afirmou que sabia como Martin pretendia terminar sua história e que a série seguiria pelo mesmo caminho, num ritmo mais rápido. "Eu gostaria de não ter que dar spoilers [aos leitores], mas estamos entre a cruz e a caldeirinha. A série tem que continuar, então é isso que vamos fazer", disse.

Como os autores do programa conhecem o destino da história, mas não os detalhes do percurso, as produções podem começar a se distanciar mais. "Vamos nos encontrar no mesmo ponto, mas talvez com alguns desvios no caminho", reconheceu Benioff.

Dias depois, Martin atiçou ainda mais o público e disse que está pensando em uma ideia completamente nova. "Não é algo que eles possam fazer na série, porque na televisão eles tomaram algumas decisões em relação a esse personagem em particular que vão impedi-los [de acompanhar os livros]", afirmou.

A quinta temporada vai estrear simultaneamente em 170 países, incluindo o Brasil. Nos últimos três anos, liderou o ranking de séries mais pirateadas. Apesar de todo o burburinho, porém, o ano começa com mais do mesmo. Algumas lutas de espada, bundas masculinas, cenas de sexo variadas, mortes, dragões.

O primeiro episódio retoma a história do ponto em que a quarta temporada terminou, passando pouco tempo com cada personagem principal —Jon Snow (Kit Harington) é quem tem o maior número de cenas, dando indícios do que vem por aí.

"Acho que esse é o primeiro ano em que ultrapassei o Peter [Dinklage] em número de dias de gravação", contou Harington em entrevista à "Entertainment Weekly".

NA TV
Game of Thrones
Estreia da quinta temporada
QUANDO domingo (12), às 22h, na HBO


Endereço da página:

Links no texto: