Folha de S. Paulo


Young The Giant, banda elogiada por Morrissey, faz estreia no Brasil

Não é só o festival Lollapalooza, que acontece neste final de semana em São Paulo, que liga Sameer Gadhia, 25, vocalista da banda indie Young The Giant, ao Brasil.

Para o norte-americano, filho de indianos, a música do país de seus ascendentes se parece muito com a bossa nova. "Acho que os anos dourados no Brasil e na Índia foram parecidos. Existe uma conexão entre a cultura dos dois países que vai além do tempo", conta ele em entrevista à Folha, por telefone.

Anos dourados também vive Gadhia à frente do Young The Giant. O som multicultural da banda –os integrantes vêm de famílias britânica, persa, franco-canadense e italiana– e o segundo álbum do grupo, "Mind Over Matter" (2013), ganharam elogios da crítica americana e um fã improvável: Morrissey, ex-líder dos Smiths.

Divulgação
Sameer Gadhia (de camisa listrada), líder da banda indie Young the Giant
Sameer Gadhia (de camisa listrada), líder da banda indie Young the Giant

"Se há justiça no mundo (e sabemos que não há), o Young The Giant será mais do que isso... A cada três mil anos, uma banda restaura este precioso componente que é a fé na música", escreveu o cantor, em 2010, em um site criado por fãs do britânico.

"Ele nos deu a força que precisávamos", relembra Gadhia, que continuou trocando e-mails com Morrissey após o elogio. "Ele é divertido e sempre sarcástico."

Os amigos virtuais, porém, nunca se encontraram. Eles chegaram a marcar um encontro durante uma turnê do Young The Giant pela Europa, mas o ex-Smiths cancelou de última hora. "Ele disse: 'Não quero te encontrar, não quero arruinar a imagem que tenho de você'", relata Gadhia.

FUTEBOL

Além do Lollapalooza e das apresentações paralelas do festival –a banda toca nesta sexta (27) com os Smashing Pumpkins em Brasília–, Gadhia quer aproveitar a passagem pelo país para descansar.

"Planejo ficar uma semana a mais depois dos shows", diz o cantor, que, quando conversou com a reportagem, ainda não tinha definido o roteiro da viagem.

Outro plano de Gadhia é assistir a uma partida de futebol em um estádio. " Sempre quis ser jogador e disputar a Copa do Mundo no Brasil."

LOLLAPALOOZA
QUANDO sáb. (28) e dom. (29), a partir das 12h; Young the Giant toca em 29/3
ONDE autódromo de Interlagos, av. Senador Teotônio Vilela, 261
QUANTO R$ 340 (um dia) a R$ 660 (dois dias)
CLASSIFICAÇÃO 15 anos; de 5 a 14 anos com pais ou responsáveis


Endereço da página:

Links no texto: