Folha de S. Paulo


Prefeitura de SP anuncia 500 atrações culturais grátis até julho

De março até julho, praticamente todos os fins de semana terão shows grátis de música popular organizados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A programação começa neste domingo (22), com apresentações da francesa Zaz e das paulistas Céu e Tulipa Ruiz no palco externo do Auditório Ibirapuera, às 18h.

Rael, Wanderléa, Elba Ramalho, Guilherme Arantes, Arnaldo Antunes e Cachorro Grande são alguns dos artistas que se apresentam na cidade no Circuito São Paulo de Cultura, anunciado nesta segunda (16) pelo prefeito Fernando Haddad, pelo secretário municipal de cultura, Nabil Bonduki, e pela primeira-dama Ana Estela Haddad.

Serão mais de 500 atrações de música, teatro, dança, cinema e literatura, além da programação infantil, ao longo dos próximos quatro meses. Os eventos acontecerão em 40 pontos nas cinco regiões da cidade. A programação do segundo semestre será anunciada posteriormente.

Yann Orhan/Divulgação
A cantora francesa Zaz, que abre o Circuito São Paulo de Cultura neste domingo (22)
A cantora francesa Zaz, que abre o Circuito São Paulo de Cultura neste domingo (22)

O Circuito foi criado no ano passado como resposta da gestão às críticas de que a programação artística ficaria concentrada apenas no fim de semana da Virada Cultural, no centro. Em 2014, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, foram 1.000 atrações realizadas no equipamento cultural do município durante todo o ano, com público total de 1 milhão de pessoas. O objetivo da prefeitura é que o número seja ampliado neste ano.

Em entrevista coletiva, Haddad afirmou que a ideia do programa é criar uma "noção de sistema cultural", com programação de interesse municipal. "O Circuito não esgota a ação local dos equipamentos com ação mais descentralizada, com artistas locais e as atividades já fomentadas pela secretaria", disse o prefeito.

À Folha, Bonduki explicou que o Circuito São Paulo de Cultura é tornar-se uma marca de importância igual à da Virada Cultural: "[O projeto] é um ponto de encontro e de ampliação da Virada, articulando ações permanentes o ano inteiro na cidade inteira".

DESTAQUES

Além da música popular, boa parte da programação do semestre será dedicada à música popular e ao teatro, com espetáculos de grupos consagrados como o Teatro da Vertigem e um musical em homenagem ao Dzi Croquettes, dirigido por Ciro Barcelos – ambos em maio.

Na literatura, o escritor amazonense Milton Hatoum participará de três rodas de leitura na cidade. Ele editou um livreto com algumas de suas crônicas que circulará pelas bibliotecas municipais. Haverá também debates sobre quadrinhos, letras de música e sobre biografias.

Já a programação de cinema terá uma mostra de cinema argentino inédito, em junho, e lançamento de filmes nacionais não exibidos no circuito comercial, como "A Vida Privada dos Hipopótamos", de Maíra Bühler e Matias Mariani, e "Hamlet", de Cristiano Burlan.

A agenda completa será divulgada no site do Circuito São Paulo de Cultura.


Endereço da página: