Folha de S. Paulo


Reality show acompanha disputa por vaga em grife

A estilista belga Diane von Furstenberg já declarou, no passado, que o formato de reality show era cafona. O tempo passou e ela mudou de ideia. Agora, empresta seu rosto e sua marca para a competição "House of DVF", que estreia no Brasil neste domingo (15), no canal pago E!.

No formato, o programa não difere muito de outras disputas televisivas voltadas para fashionistas. Basta lembrar de "Stylista", exibido aqui pela Sony em 2009.

Naquele programa, um grupo de jovens participava de provas relacionadas à moda, como organizar uma sessão de fotos ou satisfazer todos os pedidos de uma modelo. O prêmio era um cargo na revista americana "Elle".

A fórmula de "House of DVF" é bem parecida: oito mulheres com idades entre 19 e 25 anos competem em provas como fazer a própria produção para uma sessão de fotos ou ajudar celebridades a escolherem suas roupas. A vencedora será embaixadora da grife de Diane, a DVF.

"Por anos me procuraram para fazer um programa de TV com ideias horríveis", conta ela por telefone a um grupo de jornalistas da América Latina. "Mas há uns dois anos concluímos na minha empresa que seria interessante trazer garotas normais para lá e treiná-las para representar a marca pelo mundo."

Diane levou a ideia ao canal, que topou. Em "House of DVF", ela atua como uma espécie de mentora, mas também jurada. "Ensinamos a elas tudo sobre a marca DVF. Design, relações públicas, publicidade. Foi um sucesso, já estamos gravando a segunda temporada", diz ela.

Timothy White/E!
A estilista belga Diane Von Furstenberg
A estilista belga Diane Von Furstenberg

MÃES E FILHAS

A estilista conta que o objetivo era fazer um programa divertido, leve e informativo. "Minha maior satisfação é receber mensagens de mães dizendo que se aproximaram das filhas adolescentes porque veem o programa juntas."

Falando sobre as meninas escolhidas, Diane diz considerar o período entre os 20 e os 25 anos mágicos. "Qualquer coisa pode acontecer nessa época, todas as portas estão abertas. Mesmo mais velha, eu consigo me identificar com esse momento na vida de uma mulher", afirma ela.

A estilista diz que até hoje mantém o contato com as participantes do reality, exibido no ano passado nos EUA. "A situação das mulheres no mundo hoje não é muito boa. Sinto que precisamos nos unir", afirma. Analisando sua carreira, diz que sua maior contribuição à moda é fazer roupas que deixem as mulheres poderosas e confiantes.

"São vestidos com os quais ela pode ir a uma reunião de executivos, ou pode trabalhar com política, ou sair à noite."

Depois, emenda: "Para mim, feminina e feminista são a mesma coisa. Eu acho que sou feminina e, definitivamente, sou feminista".

NA TV
House of DVF
Estreia do programa
QUANDO dom. (15), às 21h, no E!


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