Folha de S. Paulo


Sucesso na Broadway, thriller 'Chuva Constante' chega a SP

O norte-americano Keith Huff já havia perdido a conta de quantas peças suas estavam engavetadas. Autor frustrado, que por duas décadas pagou as contas escrevendo para um jornal sobre medicina, ele viu sua carreira estourar do dia para noite em 2005, quando os astros hollywoodianos Daniel Craig e Hugh Jackman concordaram em atuar, em um pequeno teatro de Chicago, "Steady Rain", peça de sua autoria que entra em cartaz nesta sexta (13) em São Paulo com o nome "Chuva Constante".

O espetáculo se tornou um dos grandes sucessos da Broadway dois anos depois, e Huff, um dramaturgo em evidência, ajudaria a consagrar as séries de televisão "House of Cards" e "Mad Men", para as quais escreve. Até Steven Spielberg se rendeu à arquitetura engenhosa do texto, ao comprar os direitos da peça e planejar sua adaptação cinematográfica.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Os atores Augusto Zacchi (camisa branca) e Malvino Salvador em cena do espetáculo 'Chuva Constante'
Os atores Augusto Zacchi (camisa branca) e Malvino Salvador em cena do espetáculo 'Chuva Constante'

"Chuva Constante" apresenta uma história sobre lealdade e traição envolvendo dois policiais. A estrutura da obra, verborrágica, dependente sobretudo das atuações dos intérpretes, atraiu o ator Malvino Salvador.

"O texto parece um quebra-cabeça", diz ele, que convidou Paulo de Moraes, da Armazém Companhia de Teatro, para dirigir o espetáculo. Eles haviam trabalhado juntos em "Mente Mentira", de Sam Shepard.

"É um formato interessante, que eu nunca tinha visto antes. Os personagens conversam entre si, mas monologam mais do que dialogam", diz o diretor.

Ele concebe uma cena limpa, composta apenas de duas poltronas. A crueza de sua encenação intensifica a tensão. "O texto não permite que se faça grandes traquinices. A palavra é o que mais importa. É por meio dela que o espectador vai construindo a história em sua cabeça", afirma Paulo de Moraes.

No palco, Malvino e Augusto Zacchi, ao mesmo tempo em que narram, vivem os acontecimentos, trafegando livremente entre passado e presente. Encarnam respectivamente Denny, policial de valores familiares sólidos e ética profissional duvidosa, e Joey, alcoólatra solitário de conduta moral aparentemente irrepreensível.

O espectador testemunha verdadeiras transformações dos protagonistas, tendo como pano de fundo a história verídica do serial killer americano Jeffrey Dahmer –o Canibal de Milwaukee, como é conhecido, responsável pelo assassinato de quase duas dezenas de pessoas entre 1978 e 1991. "É como se os personagens fossem se desnudando aos poucos", conta Malvino.

Segundo o ator, não há um olhar julgador do dramaturgo sobre a maneira de viver dos dois personagens. "Não tem certo ou errado. Huff coloca em cena dois seres humanos com defeitos, sonhos e valores diferentes. O barato de seu jogo é que cabe a cada espectador tomar seu próprio lado na história", opina Malvino.

CHUVA CONSTANTE
ONDE Teatro Vivo, av. Chucri Zaidan, 860, tel. (11) 97420-1520
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, dom., às 18h; até 31/5.
QUANTO R$ 60 (sex. e dom.) e R$ 80 (sáb.)
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Endereço da página: