Folha de S. Paulo


Símbolo do garage rock, banda The Sonics toca em São Paulo

Uma parte importante da história do rock desembarca pela primeira vez no Brasil nesta quinta (5), quando o grupo norte-americano The Sonics faz em São Paulo única apresentação, patrocinada pela marca de roupas Levi's.

Formado em 1960 em Tacoma, cidade do noroeste dos EUA, o Sonics foi uma das bandas mais radicais de sua época e influenciou o rock pesado que veio depois, do pré-punk (Stooges, MC5), passando pelo punk (Ramones, The Clash) e chegando ao grunge de Nirvana e companhia.

"Viemos de famílias proletárias", conta o saxofonista Rob Lind. "Meu pai controlava um guindaste numa madeireira. Éramos garotos obcecados por Jerry Lee Lewis, Little Richard e outros heróis do rock, e foram esses caras que nos influenciaram."

Divulgação
A banda americana de rock The Sonics, em foto sem data
A banda americana de rock The Sonics, em foto sem data

O primeiro LP do grupo, "Here Are the Sonics", saiu em 1965 e trazia faixas que se tornariam clássicas, como "The Witch", "Boss Hoss", "Psycho" e "Strychnine".

As letras eram transgressoras e falavam de drogas, carros, problemas mentais e até bruxaria. "Mas era tudo inventado pelo Gerry [Roslie, vocalista]. Não usávamos drogas na época, só enchíamos a cara de cerveja", diz Lind.

A formação original do Sonics se separou no fim dos anos 1960, em meio à frustração do fracasso comercial. Alguns integrantes arrumaram empregos e outros foram para a universidade.

Lind virou piloto de aviões e participou da Guerra do Vietnã. "Felizmente, não vi muito combates. Fiquei mais transportando carga. Aquilo era um inferno, eu só queria saber de voltar para casa."

ML Sutton/Divulgação
A banda americana de rock The Sonics em foto de 2013
A banda americana de rock The Sonics em foto de 2013

A banda fez alguns shows esporádicos nos anos 1970, mas só voltou mesmo à ativa em 2007, quando pintou o convite para um festival de rock em Nova York. Desde então, o Sonics está na estrada.

"Foi curioso: quando acabamos, parecia que ninguém queria saber de nós, mas, quando voltamos, percebemos que muita gente havia se inspirado em nosso som", conta Lind. "Eu ouço bandas como The Hives e fico orgulhoso de tê-los inspirado."

THE SONICS
ONDE Audio Club, av. Francisco Matarazzo, 694, tel. (11) 3862-8279
QUANDO quinta (5), às 23h30
QUANTO R$ 140 (inteira)
CLASSIFICAÇÃO 18 anos
ABERTURA Chucrobillyman e discotecagem de João Gordo, a partir das 22h


Endereço da página: