Folha de S. Paulo


Grife Miu Miu lança 9º filme de série sobre o universo feminino

Uma das grifes mais importantes do calendário parisiense, a Miu Miu, linha da italiana Prada, acaba de lançar o nono curta-metragem da série "Women's Tales", que conta a visão de mulheres sobre o universo feminino.

"O Vestido" tem roteiro e direção da italiana Alice Rohrwacher, 33, e se baseia na última coleção da Miu Miu desfilada em Paris, em outubro. A trama reflete sobre a fama, a indústria da moda e as sensações que a roupa desperta na mulher.

Em Nova York para o lançamento do curta, no mês passado, a diretora disse à Folha que a obra foi filmada em película para preservar o tom manual da produção de roupas.

Divulgação
Cena do curta
Cena do curta "O Vestido", da diretora italiana Alice Rohrwacher

"Queria fazer um filme que falasse de moda mas não tivesse a pretensão de ser um filme de moda. Tudo é feito para parecer simples, o que no cinema de hoje é difícil", diz.

Alçada à fama em 2011, quando ganhou o troféu de direção da Quinzena dos Realizadores, em Cannes, por "Corpo Celeste", ela começou a se tornar um nome premiado na nova safra de cineastas europeus. Em 2014, venceu o Grande Prêmio do Júri em Cannes por "As Maravilhas".

Mas "As Maravilhas" recebeu críticas negativas após virar a "zebra" do festival. O longa, segundo a imprensa, teria sido premiado por falta de bons filmes na programação.

"O ser humano sempre vai criticar a produção cultural do seu tempo", diz. Para ela, a Itália vive a retomada do seu cinema. "A crise financeira e institucional despertou uma realidade dura que os cineastas não conheciam e, agora, colocam nos filmes".


Endereço da página: