Folha de S. Paulo


M. Night Shyamalan leva à TV seu thriller psicológico

Depois de ler o roteiro do primeiro episódio da série "Wayward Pines", o cineasta M. Night Shyamalan, de "O Sexto Sentido", fez uma ligação aos produtores. "Disse que, se no final não estivessem todos mortos, eu toparia dirigir", contou, brincando com sua fama de fazer finais com reviravoltas bombásticas.

O diretor, que tem também no currículo os filmes "Sinais" e "A Vila", estreia agora na TV com uma série que carrega seu DNA: um thriller psicológico com humor negro.

"Quando eu vi que a série tinha esses elementos, soube que poderia fazê-la", afirmou o cineasta indiano-americano na quarta (25), no evento de televisão Rio Content Market, onde participou de conversa com Cary Fukunaga, diretor de "True Detective", e, em seguida, com jornalistas.

Kevork Djansezian/Reuters
O produtor executivo e diretor M. Night Shyamalan
O produtor executivo e diretor M. Night Shyamalan

Em "Wayward Pines", que estreia em 14 de maio em 125 países, incluindo EUA e Brasil, Matt Dillon ("Crash") é um agente do serviço secreto americano às voltas com a investigação do sumiço de dois colegas no Estado de Idaho.

O protagonista vai se enredando na vida da região e descobrindo um mistério, que, de acordo com o diretor, será desvendado no meio da temporada. O elenco tem ainda Melissa Leo, Terrence Howard e Juliette Lewis.

Segundo Shyamalan, a história se resolve na primeira temporada, que terá dez episódios, mas os personagens poderiam aparecer em outras tramas no futuro. "Eu disse para a Fox que faríamos só esses episódios. Se houver a possibilidade de outra temporada, teremos que pensar."

"Não quero fazer mais episódios só porque posso. O motivo tem que ser bom. Eu queria fazer uma continuação do filme 'Corpo Fechado', mas nunca pensei num jeito certo de concretizar. Estou esperando, esperando. Talvez com a série seja assim."

Shyamalan disse que migrou para a TV para ter a chance de poder desenvolver seus personagens e criar mais livremente. "A TV hoje quer pessoas diferentes, quer que todo o mundo fale sobre o programa no dia seguinte. Está rompendo barreiras."

"É um veículo que se preocupa com personagens, e o cinema foca o enredo. Como criar o arco todo dos personagens de 'Breaking Bad' no cinema? Cada vez mais o primeiro ato, quando a problemática acontece, diminui nos filmes."

O próximo projeto, no entanto, é cinematográfico. Neste ano, ele lança o filme "The Visit", misto de comédia e terror sobre uma mãe solteira que descobre um problema em sua família.

NA TV
WAYWARD PINES
ESTREIA DA SÉRIE
QUANDO 14 de maio, na Fox


Endereço da página: