Folha de S. Paulo


Livros, documentários e sites guardam memória da dança

Como documentar uma arte que, a rigor, só existe aqui e agora e em carne e osso?

Entre as tentativas de se fazer isso, estão o sexto livro de ensaios e a sétima temporada da série de documentários "Figuras da Dança" que a SPCD (São Paulo Companhia de Dança) lança nesta terça (24).

Arthur Wolkovier/Divulgação
Os bailarinos Nielson Souza e Letícia Martins, da SPCD
Os bailarinos Nielson Souza e Letícia Martins, da SPCD

"Essa é uma entre as iniciativas que estão sendo feitas, mas é um trabalho de formiguinha. Documentar a dança é um trabalho difícil de ser feito em qualquer lugar do mundo, porque o suporte dessa arte é o corpo vivo", diz Cássia Navas, professora e pesquisadora da Unicamp.

Em países onde a história da dança é recente, como o Brasil, a dificuldade de organizar sistematicamente a memória da dança é maior.

"Ainda não temos uma enciclopédia da dança no país, mas há material espalhado e um movimento para tentar organizar essa memória", diz Inês Bogéa, diretora da companhia.

Um exemplo é o pacote de três DVDs contando a história do Balé da Cidade de São Paulo, organizado por Navas, que está no acervo do corpo de baile do Theatro Municipal.

Já os DVDs dos 30 documentários "Figuras da Dança", que são exibidos na TV Cultura e no canal Arte 1, podem ser adquiridos na sede da São Paulo Companhia de Dança, assim como os livros em que a companhia documenta seu trabalho anual.

Há também algum material sendo organizado na internet, como na enciclopédia virtual de arte e cultura do Itaú Cultural e a página Dança em Rede, da própria SPCD, que é feita de forma colaborativa, nos moldes da Wikipedia.

"Os visitantes podem escrever e postar verbetes sobre grupos e artistas, que são checados e editados por uma equipe da companhia", diz Marcela Bevegnu, coordenadora de Educativo e Comunicação da SPCD.

PASSADO-FUTURO: TEXTOS E FOTOS SOBRE A SÃO PAULO CIA. DE DANÇA
ORGANIZADORA Inês Bogéa
EDITORA WMF Martins fontes
QUANTO R$ 95,80 (366 págs.)
LANÇAMENTO ter. (24), às 19h30, no auditório Martins Fontes, av. Paulista, 509, tel. (11) 2167-9900

FIGURAS DA DANÇA
PRODUÇÃO SPCD
QUANTO grátis Solicitações pelo e-mail comunicacao@spcd.com.br

Na Internet
enciclopedia.itaucultural.org.br
spcd.com.br/dancaemrede


Endereço da página: