Folha de S. Paulo


Crítica: 'Birdman' parece ingênuo perto da Hollywood Cronenberg

Um grande filme sobre um astro do cinema buscando a redenção na carreira. Não, não é "Birdman", de Alejandro González Iñárritu, mas "Mapas Para as Estrelas", 21º longa do canadense David Cronenberg e um dos filmes mais sombrios e malévolos já feitos sobre a indústria do cinema. "Mapas" faz "Birdman" parecer "A Noviça Rebelde".

O filme tem uma constelação de tipos insanos e desajustados, como só a opulência de Hollywood é capaz de criar: Julianne Moore é uma decadente atriz que tenta se reerguer; o novato Evan Bird vive um astro mirim arrogante, claramente inspirado em Macaulay Culkin; John Cusack é seu pai, um guru de autoajuda.

Divulgação
A atriz Julianne Moore em cena de 'Mapa para as Estrelas'
A atriz Julianne Moore em cena de 'Mapa para as Estrelas'

Uma reviravolta acontece com a chegada da estranha Agatha (Mia Wasikowska). Robert Pattinson, o galã de "Crepúsculo", interpreta um motorista de limusine que passeia com ela por Hollywood.

"Mapas" é um festival de bizarrices, bem ao estilo de Cronenberg. A insanidade é tanta, e os personagens tão perversos, que alguém pode se perguntar se não está vendo um mundo de faz de conta.

Hollywood, afinal, não é a terra dos sonhos? "Mapas" é o delírio hollywoodiano sonhado por David Cronenberg.

MAPAS PARA AS ESTRELAS
(MAPS TO THE STARS)
DIREÇÃO David Cronenberg
ELENCO Julianne Moore, Mia Wasikowska, Robert Pattinson
PRODUÇÃO Canadá/EUA, 2014
QUANDO estreia em 26/2
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página: