Folha de S. Paulo


Por feminismo ou só estética, homens pintam suas barbas

"A motivação da mulher em pintar as axilas é diferente da maioria dos homens que pintam a barba, é mais política. Não estamos na posição de oprimidos, mas de opressores", diz o fotógrafo Mateus Lima, 27. Ele, porém, pintou a barba de rosa para desconstruir a imagem de masculinidade, alheia à moda, que seria imposta pela sociedade.

Lima é dono do coletivo Além, que promove "vivências de nudez" –encontros em que pessoas dialogam nuas em grupos e, se quiserem, são fotografadas mostrando os pelos para desmistificar a representação do corpo perfeito na sociedade.

Mateus Lima/Divulgação
O fotógrafo Mateus Lima, 27, pinta a barba para desconstruir imagem de masculinidade do homem atrelada aos pelos
O fotógrafo Mateus Lima, 27, pinta a barba para desconstruir imagem de masculinidade do homem atrelada aos pelos

"A gente precisa viver mais ludicamente. Os homens são muito cobrados para estar de calça jeans e ser o reprodutor. A história é sempre contada pelos homens. Pintar a barba representa abdicar do privilégio de ser homem."

Já americanos exibem suas barbas descoloridas na rede social Instagram apenas com apelo estético, e até homens nada feministas aderiram à moda. "Brothers" do reality show "Big Brother Brasil", da Globo, pintaram a barba para cumprir uma promessa ao escapar da eliminação no programa.

O último a descolorir a barba foi o motoboy paulistano Douglas, 29, que na quarta (28) comemorou a vitória sobre um participante. Depois, o "brother" admitiu em conversa já ter agredido uma mulher. Foi eliminado no "paredão" seguinte.


Endereço da página: