Folha de S. Paulo


Sensação do pop inglês, Sam Smith concorre a 6 Grammy neste domingo

A voz pedindo "fique comigo" é de partir o coração e gruda na cabeça já nas primeiras ouvidas. Com essa descrição do refrão, é bem possível imaginar que a faixa "Stay With Me" seja uma canção pop bem genérica.

A música, no entanto, segue forte influência gospel, sem as batidas da maioria dos sucessos do pop radiofônico.

No clipe, mais surpresa: quem aparece cantando afinadíssimo é um inglês de bochechas coradas, topete, brincos e botas brilhantes.

Sam Smith, 22, está longe dos padrões de beleza e estilo dos conterrâneos da boy band One Direction. Por isso, é chamado pela imprensa de "a versão masculina de Adele".

"Acho que é verdade/ Não sou bom em casos de uma só noite/ Mas eu ainda preciso de amor/ Pois sou apenas um homem", declara ele, que se assumiu gay no período em que lançou seu primeiro disco.

Hino para momentos de carência, a balada colocou esse ex-aluno de teatro musical e ex-cantor de bandas de jazz no topo das paradas britânicas.

"Stay With Me" é o principal hit de "In the Lonely Hour", álbum de estreia lançado em maio de 2014. Antes da canção, o principal sucesso de Smith nem era propriamente seu, mas a faixa eletrônica "Latch", de 2012, parceria com os irmãos Lawrence, da dupla de DJs Disclosure.

Agora, brilhando sozinho, Smith concorre na noite deste domingo (8) a seis categorias do Grammy, o maior prêmio da indústria fonográfica. É, empatado em número de nomeações –seis– com a diva americana Beyoncé, o candidato mais forte da edição.

Por "Stay With Me", disputa os troféus de música do ano (premia os compositores), gravação do ano (premia intérprete e produtores) e performance pop solo.

Pode ser eleito também a revelação do ano e ainda faturar os prêmios de melhor disco pop e melhor disco. Nesta última categoria, uma das principais da noite, disputa com Beck, Beyoncé, Ed Sheeran e Pharrell Williams.

Fã declarado de divas do pop –cita Whitney Houston e Adele como grandes influências–, Smith já disse que, se ganhar o título de melhor disco, dará o prêmio a Beyoncé por "vergonha". "Ela merece isso mais do que eu", declarou à revista americana "Rolling Stone", que o traz na capa da sua nova edição.

Vídeo

PLÁGIO?

A história bem-sucedida de "Stay With Me", no entanto, ganhou uma mácula na última semana de janeiro. O cantor americano Tom Petty apontou plágio de sua música "I Won't Back Down", escrita em parceria com Jeff Lynne (leia ao lado análise comparando as canções).

Smith chegou a um acordo amigável com Petty e Lynne, que foram inclusos como coautores. Por meio de um representante, o inglês disse não conhecer previamente "I Won't Back Down" e que as semelhanças, reconhecidas por ele, são uma "completa coincidência". Após o acerto, Petty também disse que o caso é um "acidente musical".

NA TV
57º Grammy Awards
Transmissão da cerimônia
QUANDO neste domingo (8), das 23h às 2h30, na TNT; reprise na seg. (9), às 12h

*

PALCO QUENTE
Principais indicados e quem se apresenta na premiação

GRAVAÇÃO DO ANO (premia intérprete e produtores)
> "Fancy" - Iggy Azalea com Charli XCX
> "Chandelier" - Sia
> "Stay With Me" - Sam Smith
> "Shake It Off" - Taylor Swift
> "All About That Bass" - Meghan Trainor

MELHOR ÁLBUM
> "Morning Phase" - Beck
> "Beyoncé" - Beyoncé
> "X" - Ed Sheeran
> "In the Lonely Hour" - Sam Smith
> "Girl" - Pharrell Williams

MÚSICA DO ANO (premia compositores)
> "All About That Bass" - Kevin Kadish e Meghan Trainor
> "Chandelier" - Sia e Jesse Shatkin
> "Shake It Off" - Max Martin, Shellback e Taylor Swift
> "Stay With Me" - James Napier, William Phillips e Sam Smith
> "Take Me To Church" - Andrew Hozier-Byrne

PRINCIPAIS SHOWS DA FESTA
> Madonna
> AC/DC
> Rihanna, Paul McCartney e Kanye West
> Beyoncé, John Legend e Common
> Lady Gaga e Tony Bennett
> Pharrell Williams
> Katy Perry


Endereço da página:

Links no texto: