Folha de S. Paulo


Ivete Sangalo e Criolo vão cantar Tim Maia em turnê gratuita

Ivete Sangalo e Criolo vão cantar músicas de Tim Maia para, provavelmente, meio milhão de brasileiros.

O projeto Nivea Viva teve nos últimos três anos números que fazem dessa aposta uma meta bem realista.

Desde 2012, a ideia é organizar shows ao ar livre e gratuitos em capitais do país, elencando nomes da MPB para se dedicar ao repertório de um compositor ou a um gênero, em clima de tributo.

Leo Aversa/Divulgação
Criolo e Ivete Sangalo, que foram anunciados como intérpretes do projeto Nivea Viva Tim Maia
Criolo e Ivete Sangalo, que foram anunciados como intérpretes do projeto Nivea Viva Tim Maia

Para entender melhor: em 2012, Maria Rita fez os shows cantando músicas consagradas por sua mãe, Elis Regina (1945-1982). No ano seguinte, Vanessa da Mata apresentou somente canções de Tom Jobim (1927-1994).

Em 2014, no lugar de um único compositor foi homenageado o samba. Para recriar clássicos do gênero, os shows reuniram os cantores Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá.

DATAS DEFINIDAS

Em todas as temporadas, o público total nas seis praças sempre ultrapassou 400 mil pessoas. Agora, o circuito foi ampliado para sete cidades.

As datas estão definidas. Começa em Porto Alegre, no dia 12 de abril. Depois os shows seguem para Recife (26/4), Salvador (24/5), Fortaleza (a cidade incluída agora, em 31/5), Brasília (14/6) e Rio (21/6), terminando em São Paulo, no dia 28 de junho, no Parque da Juventude.

No mesmo local, ao lado da estação Carandiru do metrô, Vanessa da Mata cantou para mais de 120 mil pessoas, recorde do projeto.

Como muita gente só conseguiu checar diante do palco com o show em andamento, a cantora voltou ao palco e repetiu quase todas as músicas para dezenas de milhares de retardatários.

O repertório de Tim Maia é bastante conhecido, claro, e Ivete dispensa comentários sobre popularidade. O alcance desse circuito deve mesmo é apresentar o rapper paulistano Criolo a um público muito maior do que seu atual séquito de fãs ardorosos.

Nesta quarta (4) em São Paulo, no anúncio da versão 2015 do projeto, Ivete destacou que há tempos inclui Tim Maia em seu repertório, principalmente nos trios elétricos. "Temos tanto tempo lá em cima que dá para inventar e resgatar muita coisa", disse.

Perguntado sobre como a música de Tim Maia entrou em sua vida, Criolo lembrou dos discos de vinil de seus pais. "Era o tipo de música que eu cantava com eles na infância, às vezes encostado na pia lavando louça com a minha mãe."

Os arranjos estão sendo preparados por Daniel Ganjaman, um dos produtores dos dois álbuns de Criolo.

Segundo Monique Gardenberg, diretora artística do projeto, a dupla deve cantar em dueto as canções de Tim Maia com vocação para duas vozes. "Como 'Um Dia de Domingo' e outras que possam ser apresentadas pelos dois juntos." Ivete acrescenta: "O importante é a diversão".


Endereço da página: