Folha de S. Paulo


Editoras lançam coleções com histórias de viagens

Graças a uma série de coincidências, a jornalista argentina Cecilia Arbolave, 29 anos, tornou-se amiga de Juan, um segurança do Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires).

Há seis anos morando no Brasil, ela costuma ir ao museu em suas visitas à cidade natal. Sempre que encontra o segurança, ouve suas histórias insólitas –na última delas, de 2013, ele havia anotado o nome "Cecilia" entre suas tarefas do dia, sem que ao menos soubesse que a amiga estaria na cidade.

Os encontros nos corredores do museu viraram uma espécie de registro afetivo de Buenos Aires. E se transformaram em literatura em "A Obra Mais Ímpar do Malba", capítulo que Arbolave escreveu para a coletânea "Queria Ter Ficado Mais", a ser lançada pela editora Lote 42 em 31/1.

O título reúne 12 histórias escritas por 12 autoras (como Clara Averbuck, Barbara Heckler e Cecilia Aguiar) em diferentes cidades do mundo. Cada relato vem dentro de um envelope, ilustrado por Eva Uviedo.

"São textos muito autorais, como se estivesse contando em uma carta para um amigo", diz Arbolave.

Tiago Novaes e Cecilia Arbolave não se conhecem. Mas, assim como o personagem do conto dela, guardam coincidências entre si.

Uma é Buenos Aires, para onde o escritor paulista Novaes, 35 anos, mudou-se há quatro semanas.

Outra é a relação entre escrita e viagem: em dezembro, ele publicou o romance "Os Amantes da Fronteira" (Dobra Editorial, 112 págs.), um dos quatro livros da coleção "Pequenos Exílios", que idealizou com a amiga Camila Moraes.

O projeto aborda diferentes percepções de escritores sobre a experiência de viajar. Para escrever "Os Amantes da Fronteira", Novaes se mudou para a Tailândia, onde viveu durante seis meses.

Ele passou dez dias em silêncio na floresta, assistiu aos protestos que tomaram o país em novembro de 2013 e despistou autoridades para entrar num campo de refugiados na fronteira com Mianmar.

Também integram a coleção o romance "Existe e Está Aqui e Então Acaba", de Roberto Taddei, ambientado no interior do Ceará; "Três Peças", de Paloma Vidal, se passa em em Buenos Aires, e "Estradas Paralelas", de Camila Moraes, na Colômbia.

"Queríamos pensar em como tantos escritores precisaram viajar para produzir o que produziram", diz Novaes. "A viagem é uma espécie de ensino do improviso."

COLEÇÃO PEQUENOS EXÍLIOS
AUTOR Tiago Novaes, Paloma Vidal, Camila Moraes, Roberto Taddei
EDITORA Dobra Editorial
QUANTO R$ 80, os quatro livros

QUERIA TER FICADO MAIS
AUTOR Cecilia Arbolave (org.)
EDITORA Lote 42
QUANTO R$49,90 (107 págs.)


Endereço da página: