Folha de S. Paulo


Crítica: Angelina Jolie filma epopeia de herói de guerra sem dramalhão

As primeiras cenas de "Invencível" parecem coisa de videogame. A esquadrilha de aviões de guerra surge ao longe para, aos poucos, tomar conta da tela e mergulhar nos olhos na plateia. Há tiros, explosões, incêndios e a tensão cresce até que os heróis finalmente lançam suas bombas.

Faz tudo parte do DNA cinematográfico da diretora, a atriz Angelina Jolie, em sua segunda incursão por trás das câmeras. Talvez lhe tenha sido útil a experiência de viver a heroína de games Lara Croft.

Mas foi preciso muito mais que correria e sangue escorrendo para contar na telona a trajetória de Louis Zamperini, corredor olímpico e herói da Segunda Guerra Mundial.

Divulgação
Cena do filme 'Invencível' de Angelina Jolie
Cena do filme 'Invencível' de Angelina Jolie

A história beira o inacreditável. Nascido pobre, filho de imigrantes italianos, o jovem Zamperini foi resgatado da delinquência pelo sucesso que obteve correndo: chegou a fazer parte da equipe norte-americana que disputou a Olimpíada de Berlim-1936. Não ganhou nada, mas seu desempenho nos 5.000 m, com uma espetacular última volta na pista, entrou para a história.

Na Segunda Guerra, seu avião se esborrachou no mar. O soldado saiu vivo e ficou à deriva no Pacífico por mais de um mês e meio, bebendo sangue de aves, comendo peixe, enfrentando tubarões.

Quando o resgate veio, os salvadores eram os inimigos: Zamperini vai direto para os campos de prisioneiros, onde se torna a vítima predileta de um sádico comandante.

O americano enfrenta seu algoz e faz da resistência aos maus tratos sua redenção: trata-se de uma guerra de vontades, contada em detalhes na biografia "Invencível", de Laura Hillenbrand, em que o filme é baseado.

Lançado nos EUA em 2010, o livro já vendeu mais de 4 milhões de exemplares. Quem leu "Invencível" pode sentir falta de algumas passagens ou notar eventuais incongruências entre o texto e o filme.

Independentemente disso, os roteiristas –entre eles os oscarizados irmãos Coen– e Jolie souberam destacar os episódios definidores da epopeia de Zamperini sem transformar a fita em dramalhão.

Também não virou um épico religioso, ainda que registre as promessas do náufrago de dedicar sua vida a Deus (por sinal, no início deste mês Angelina Jolie passou o filme no Vaticano e teve breve encontro com o papa Francisco).

O longa também conversa com a vida real. Imagens televisivas mostram o herói do filme em 1998, aos 80 anos, quando foi um dos corredores a carregar a tocha olímpica dos Jogos de Inverno em Nagano, no Japão.

Louis Zamperini morreu em julho passado, aos 97 anos, depois de passar 40 dias no hospital lutando contra uma pneumonia.

INVENCÍVEL
(Unbroken)
DIREÇÃO Angelina Jolie
ELENCO Jack O'Connell, Takamasa Ishihara e Domhnall Gleeson
PRODUÇÃO EUA, 2014, 12 anos
QUANDO estreia nesta quinta (15)
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página: