Folha de S. Paulo


Escritor Haruki Murakami cria página para responder perguntas de leitores

O mais celebrado e popular escritor japonês contemporâneo, Haruki Murakami, 65, autor de "1Q84", vai lançar uma espécie de consultório sentimental (ou existencial, ou até mesmo para questões mundanas), a julgar pelo anúncio feito nesta terça (6) por sua editora japonesa, a Shinchosa.

Ele receberá, do próximo dia 15 até o final de janeiro, perguntas enviadas por leitores para o site Murakami-san no tokoro (o canto de Murakami), e se compromete a responder nos meses seguintes. As perguntas podem ser em qualquer idioma, embora o site, ao menos por enquanto, apareça apenas em japonês.

John Macdougall/AFP
O escritor Haruki Murakami recebe prêmio em Berlim concedido pelo jornal
O escritor Haruki Murakami recebe prêmio em Berlim concedido pelo jornal "Die Welt"

De acordo com a editora, o escritor expressou um "desejo repentino de se comunicar com fãs", podendo oferecer opiniões ou conselhos, ou mesmo responder a questões sobre seus temas de interesse, como gatos e beisebol.

Em 2005, o japonês criou projeto similar ao publicar, na página Young Kafka, emails recebidos sobre seu livro "Kafka à Beira-Mar". "Depois de tanto tempo, quero trocar emails com leitores", disse o escritor, ainda segundo a Shinchosa.

Murakami, sempre lembrado entre os mais cotados para o Prêmio Nobel de Literatura, é conhecido pela aversão a aparições em público e ao assédio da imprensa.


Endereço da página: