Folha de S. Paulo


Paul Thomas Anderson diz que 'se apaixonou' por David Foster Wallace

O diretor Paul Thomas Anderson revelou em entrevista que, no único ano de faculdade que cursou, foi aluno de inglês de David Foster Wallace — autor conhecido pelo livro "Graça Infinita", que ainda não tinha sido lançado na época.

Anderson disse que Wallace foi o primeiro professor pelo qual ele se apaixonou e que "nunca tinha conhecido alguém como ele".

Durante o curso, o futuro diretor de cinema ligou para o escritor para pedir ajuda em um trabalho sobre Don DeLillo, autor que foi uma das maiores referências literárias de Wallace.

Segundo o ex-aluno, David Foster Wallace era um professor bastante solícito e não se incomodava de receber telefonemas "à meia noite, no dia antes do prazo de entrega do trabalho".

Hachette Book Group/Bloomberg
O autor David Foster Wallace, que se suicidou em 2008
O autor David Foster Wallace, que se suicidou em 2008

Na mesma entrevista ao podcast "WTF", Anderson falou também sobre seu lançamento mais recente, uma adaptação para o cinema do romance "Vício Inerente". O livro foi escrito por Thomas Pynchon, autor recluso da mesma corrente literária pós-moderna que Wallace e DeLillo.

"O filme é sobre o Pynchon. Em segundo lugar, é sobre aquela ex-namorada que eu tenho, que todo mundo tem, que ainda tem todo o controle sobre você", afirmou Anderson.

Ele disse que o filme é ambientado "naquele estado de mente [das drogas], em que você acha que as coisas estão muito claras, mas na verdade está em um surto paranoico".

"Vício Inerente" é a história de um detetive particular em Los Angeles nos anos 1970, envolvido em uma conspiração regada a drogas e referências psicodélicas. O longa já foi lançado nos EUA, mas chega nos cinemas do Brasil apenas em 26 de março.


Endereço da página:

Links no texto: