Folha de S. Paulo


Crítica: Macaquices de Hassum exibem pobreza de repertório de sempre

Leandro Hassum é o rei Midas da comédia brasileira.

Depois de "O Candidato Honesto" e "Vestido pra Casar", primeiro e quinto colocados –respectivamente– na lista dos filmes de maior público em 2014, o ator niteroiense termina o ano com "Os Caras de Pau em o Misterioso Roubo do Anel", comédia que certamente vai figurar com destaque nesse ranking.

Aqui, Hassum reedita a dupla Jorginho e Pedrão, formada com Marcius Melhem no extinto programa humorístico "Os Caras de Pau", da Globo.

Divulgação
Leandro Hassum e Marcius Melhem em cena do filme ‘'Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel’
Leandro Hassum e Marcius Melhem em cena do filme ‘'Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel’'

Os dois são contratados para cuidar da segurança de um valiosíssimo anel que é exposto em um museu. A dona da joia é Gracinha de Medeiros (Christine Fernandes), protótipo bufão de socialite carioca.

Como o título do filme já indica, os dois aparvalhados falham em sua missão. Acusados pelo sumiço do anel, precisam recuperar a joia, o que enseja uma sucessão de perseguições e confusões.

A dupla enfrenta uma quadrilha de ninjas e improváveis mafiosos lusitanos até um desfecho previsível.

Os dois bobocas usam ternos pretos como John Belushi e Dan Aykroyd em "Os Irmãos Cara de Pau" (1980), famosa comédia dirigida por John Landis. Infelizmente, as semelhanças ficam por aí.

O humor popularesco de Hassum exibe a pobreza de repertório de sempre, em que abundam recursos fáceis como caretas, gesticulações, grunhidos e gritos. A macaquice é sua única maneira de tentar fazer rir e ele atinge seu objetivo junto a um público carente de referências, cujo horizonte não vai além da batida dramaturgia de televisão.

Há muitas maneiras de divertir grandes plateias e a história do cinema está repleta de exemplos de atores que conseguiram se comunicar com públicos amplos e muito diferentes, de Charles Chaplin a Jacques Tati, passando por Mario Moreno (Cantinflas), Alberto Sordi, Buster Keaton, Totò, Fernandel, os Irmãos Marx, Jerry Lewis.

No Brasil, Oscarito, Zé Trindade, Zezé Macedo e Hugo Carvana, para não alongar a lista. Mas o público de Hassum nunca ouviu falar deles.

OS CARAS DE PAU EM O MISTERIOSO ROUBO DO ANEL
DIREÇÃO Felipe Joffily
ELENCO Leandro Hassum, Marcius Melhem, Christine Fernandes
PRODUÇÃO Brasil, 2014, 12 anos
AVALIAÇÃO ruim

Veja o trailer de "Os Caras de Pau":

assista


Endereço da página:

Links no texto: