Folha de S. Paulo


Crítica: Câmera fechada trava imagens de filme com vazios insistentes

A primeira imagem já nos leva, em linha reta, ao que se pode chamar de realismo britânico: vemos o rosto de uma mulher diante do espelho.

A imagem não diz nada sobre ela ou sobre o que virá. Não diz nada, em suma.

Para que não fiquemos no vazio, o filme logo arranja um foco dramático: esta mulher vai ao hospital buscar o marido, que sofreu um terrível derrame cerebral, cheio de consequências desagradáveis.

Karina Finegan/Divulgação
Will Forte (Ted) e Maxine Peake (Van) em cena do filme 'Run & Jump'
Will Forte (Ted) e Maxine Peake (Van) em cena do filme 'Run & Jump'

A recuperação de um doente nessas circunstâncias não constitui um núcleo dramático animador. Providencia-se então a vinda de um neurocientista americano e bonitão, Ted (Will Forte) que registrará em vídeo as reações do paciente para um futuro artigo.

Em si, isso não acrescenta dramaticidade ao filme. Mas sua proximidade com Vanetia (Maxine Peake) vale para que insinuações e tudo mais referente à longa estada de Ted por ali passem pela cabeça dos amigos, dos pais do paciente, e, espera-se, dos espectadores. Até porque, com o pai fora de combate, o cientista acaba assumindo a função paterna, em especial junto ao filho adolescente. Isso é a trama.

Ou seja, neste filme de silêncios persistentes podemos sempre imaginar o que se passa na cabeça das pessoas em relação a afetos e sexo. Isso é meio que atrapalhado pelo quadro sempre exageradamente próximo dos personagens, fechado, sem paisagem (e sem grande significado a não ser um atravancamento constante da imagem).

De todo modo, o que se passa na cabeça de Ted e Vanetia não é tão especial assim. Talvez o mais significativo se mostre no momento em que Vanetia se dispõe a quebrar a câmera com que Ted registra todos os movimentos do marido. Ao menos ali, ela parece perceber o quanto de voyeurismo existe em tudo isso.

RUN & JUMP
DIREÇÃO Steph Green
ELENCO Maxine Peake, Edward MacLiam e Sharon Horgan
PRODUÇÃO Irlanda/Alemanha, 2013, 14 anos
AVALIAÇÃO regular


Endereço da página: