Folha de S. Paulo


Crítica: Atuação de Jake Gyllenhaal mostra nuances de jornalista 'abutre'

"O Abutre" bem que poderia creditar o argentino "Abutres" como inspiração. Em ambos os casos, alguém busca se aproveitar de acidentes. No filme argentino, de Pablo Trapero (2010), um advogado é o abutre em questão. No americano, de Dan Gilroy (também roteirista), trata-se de um cinegrafista.

Explicando melhor: no início, Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) vive de expedientes como roubo de ferragens para sobreviver. Mas, ao cruzar com um acidente de trânsito, vislumbra novas possibilidades, caso consiga imitar o sujeito que, ali, busca imagens espetaculares para a televisão.

Bloom vai nessa: apesar do equipamento amador, começa a perseguir acidentes. Como consegue mostrar o que há de mais repugnante, ganha a confiança da produtora de um programa de notícias, Nina (Rene Russo), numa emissora de Los Angeles.

Divulgação
Jake Gyllenhaal (direita) em cena do filme 'O Abutre'
Jake Gyllenhaal (direita) em cena do filme 'O Abutre'

O público também parece apreciar. A audiência melhora, o preço das reportagens sobe, Louis consegue melhores equipamentos. O negócio prospera, e o filme também, porque ele não é apenas um cinegrafista. É um empreendedor.

Evidentemente, trata-se de um homem sem escrúpulos, embora comum –em mais de um sentido. A interpretação de Gyllenhaal, notável, dá conta do personagem, em especial pelo trabalho facial: os olhos atentos, ligeiramente melancólicos, mas nunca entregues, aptos a conquistar.

Suas palavras não desmentem o que o rosto diz, apenas explicitam: pode ser humilde, bajulador e chantagista, se preciso. "O Abutre" é a história de um homem talhado para o êxito. O mundo da mídia apenas facilita as coisas.

Se deve algo ao "Abutres" argentino, o filme americano firma sua personalidade. É mais profundo na observação dos seres e dos costumes e impõe-se, enfim, como uma ação, capaz de fugir do rame-rame do gênero com a mesma desenvoltura com que arma uma cena de perseguição.

O ABUTRE
(THE NIGHTCRAWLER)
DIREÇÃO Dan Gilroy
ELENCO Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton
PRODUÇÃO EUA, 2014, 14 anos
AVALIAÇÃO ótimo


Endereço da página: