Folha de S. Paulo


Reality culinário 'Masterchef' termina hoje na Band com a audiência em alta

Outros canais haviam tentado, como o GNT, com "Cozinheiros em Ação", e a Globo, com "Super Chef", mas até este ano nenhum programa brasileiro havia conseguido replicar o sucesso de competições culinárias obtido por realities americanos como "Top Chef" e "Hell's Kitchen".

Foi com "Masterchef", da Band, que chega ao fim de sua primeira temporada nesta terça (16), que o gênero deslanchou por aqui.

A versão brasileira do reality com Gordon Ramsay –famoso por soltar impropérios aos berros aos aspirantes a chef e também parte de "Hell's Kitchen"– estreou em 2 de setembro com 4 pontos de audiência e chegou ao recorde de 6 pontos na quinta (11). Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP.

Reinaldo Canato/UOL
Erick Jacquin, Ana Paula Padrão e Paola Carosella em gravação do programa 'Masterchef', da Band
Erick Jacquin, Ana Paula Padrão e Paola Carosella em gravação do programa 'Masterchef', da Band

Um pouco diferente do formato original –que não tem apresentadora, papel de Ana Paula Padrão no Brasil–, o programa acertou principalmente na escolha de seus jurados, todos chefs conhecidos: Paola Carosella, do restaurante Arturito, Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, e Erick Jacquin, que comandou por anos a Brasserie Erick Jacquin em São Paulo.

O francês, de personalidade forte e tão adepto de gritos quanto Ramsay, foi o destaque da temporada. Suas alfinetadas –como "não quero que vocês comemorem, porque vocês não são bons"– se multiplicaram nas redes sociais.

Disputam o prêmio de R$ 150 mil a produtora-executiva Elisa Fernandes, 24, a engenheira química Helena Manosso, 44, e o analista judiciário Luís Henrique Lima, 31.

A segunda temporada tem inscrições abertas no site do programa. As gravações estão previstas para serem realizadas entre abril e junho.

NA TV
Masterchef
Exibição da final
QUANDO nesta terça-feira (16), às 22h30, na Band


Endereço da página: