Folha de S. Paulo


Jennifer Lawrence recebeu menos que colegas homens por 'Trapaça'

Em mais um desdobramento dos vazamentos de dados sigilosos da Sony Pictures, um novo documento divulgado por hackers na internet mostra que a atriz Jennifer Lawrence ganhou menos que seus colegas homens para estrelar o longa "Trapaça", de 2013.

A atriz vencedora do Oscar recebeu 7% dos lucros, contra 9% para Christian Bale, Bradley Cooper e o diretor David Russell. O site "The Daily Beast" revela que um e-mail datado de 5 de dezembro de 2013 enviado pelo presidente da Columbia Pictures (a subsidiária da Sony que financiou "Trapaça"), Andrew Gumpert, para Amy Pascal, vice-presidente do estúdio, detalha a disparidade dos pagamentos.

"Recebi uma ligação de Steve Warren/Gretchen Rush [advogados de Lawrence] dizendo que é injusto que os atores homens ganhem 9% da grana e Jennifer só 7%", escreveu ele.

François Duhamel/Divulgação
As atrizes Jennifer Lawrence (esq.) e Amy Adams, em cena do filme 'Trapaça
As atrizes Jennifer Lawrence (esq.) e Amy Adams, em cena do filme 'Trapaça'

Amy Pascal —que recentemente pediu desculpa por comentários racistas sobre o presidente americano Barack Obama e chamou Leonardo DiCaprio de desprezível — respondeu: "você deve se lembrar que Jennifer estava com cinco (Amy esteve e está com sete) e NÓS queríamos dois pontos extras para Jennifer subir para sete. (...) Eu acho que Amy e Jennifer estão ligadas, então subir JL sobe AA".

Na mensagem, "AA" e "Amy" se referem a Amy Adams, a outra protagonista feminina do filme.

SONY LEAKS

Desde 24 de novembro, quando hackers invadiram os computadores da Sony Pictures, filmes inéditos, informações pessoais de artistas, folhas de pagamentos e e-mails constrangedores trocados entre executivos do alto-escalão de Hollywood vêm sido liberados on-line.

"Corações de Ferro", com Brad Pitt, e o musical "Annie" estão entre os filmes inéditos que foram vazados pelos hackers —estima-se que o prejuízo total da Sony possa ser de mais de US$100 milhões.

Também foram divulgados os pseudônimos que atores como Tom Hanks e Nicole Kidman utilizavam para passar por anônimos e o roteiro do novo filme de James Bond.

O FBI investiga uma possível participação da Coreia do Norte no ataque que coincide com o lançamento do filme "A Entrevista", em que James Franco e Seth Rogen interpretam dois repórteres com a missão de assassinar o líder do país asiático, Kim Jong-un.


Endereço da página:

Links no texto: