Folha de S. Paulo


Festival SP RAP reúne 15 mil pessoas no centro da capital

Com shows de Mano Brown, Thaíde e Flora Matos, a primeira edição do festival gratuito SP RAP levou 15 mil pessoas à Praça das Artes, centro de São Paulo, neste domingo (30).

O festival começou às 11h, mas o público começou a lotar o espaço por volta das 15h, minutos antes de a cantora Negra Li subir ao palco com o grupo RZO.

A apresentação não estava prevista e levantou os ânimos da plateia. Segundo a organização, os artistas procuraram a produção do evento no sábado (29), manifestando interesse em participar.

A programação também incluiu shows do rapper Rincon Sapiência e do Projeto Nave, que convidou ao palco BNegão, Kamau, Rashid, Xis, Lurdez da Luz, Karol Conka e Flavio Renegado

Os DJs Cia (RZO), Pathy Dejesus (também apresentadora do programa "Vídeo Show") e KL Jay (Racionais MC's) discotecaram nos intervalos dos shows.

O clima foi de tranquilidade no Paço das Artes durante todo o dia. O público, a maioria jovem, lotou o espaço com capacidade para 5.000 pessoas e se espalhou pelas ruas paralelas na região do Anhangabaú.

CORES E VALORES

O vocalista dos Racionais MC's faz o sinal da cruz ao subir no palco em seu show solo. No projeto Mano Brown e Boogie Naipe, o rapper sobe ao palco com outros três artistas – um cantor e dois dançarinos – e apresenta músicas que trazem batidas da black music dos anos 1970 para raps com pegada mais romântica, como "Mulher Elétrica".

O público, porém, foi ao delírio quando Brown cantou canções clássicas dos Racionais. "Artigo 157" e "Vida Loka Parte 1" foram acompanhadas pelo coro da plateia, na qual estava o senador Eduardo Suplicy.

Fã do grupo, o congressista costuma cantar "Homem na Estrada" em aparições públicas, mas desta vez não planejava dar nenhuma "palhinha".

"Sempre tento acompanhar o show dos Racionais", disse Suplicy. O senador disse que ainda não teve tempo de escutar o álbum "Cores e Valores", lançado há uma semana. Brown não tocou nenhuma música do novo trabalho.

O show de lançamento de "Cores e Valores" em São Paulo está marcado para 20 de dezembro, no Espaço das Américas.

KL Jay ficou feliz pelo contato antecipado com o público, mesmo fora de uma apresentação oficial dos Racionais MC's. "É a prova oficial de que o rap está vivo como nunca. A nova geração, os jovens de 20 e 22 anos, estão aqui agora como estiveram há 20 anos", afirmou. Procurado pela reportagem, Mano Brown não quis dar entrevista.


Endereço da página:

Links no texto: