Folha de S. Paulo


Laerte reúne 'transantes' em novo programa

"As respostas têm que ser telegráficas?", pergunta o cantor Tom Zé à equipe do "talk show" "Transando com Laerte". Diante da negativa, emenda mais uma dúvida: "Se eu quiser, posso ficar de pé durante a entrevista?".

A equipe do programa, que estreia no primeiro semestre do ano que vem no Canal Brasil, explica a proposta. Pode levantar da cadeira, pode mudar de assunto, pode falar o quanto quiser. Sem regras.

Laerte, cartunista da Folha, recebe seus convidados para um bate-papo "solto", como ela própria define, na sala de uma casa em Perdizes, zona oeste de São Paulo.

O clima é bem informal. Durante a conversa com o músico, Laerte beberica um café servido direto da cafeteira italiana. A câmera capta uma cozinha ao fundo, uma mesa cheia de materiais de desenho ao lado da dupla —sentada em poltronas—, uma garrafa de bebida numa mesinha e quadros na parede.

Cauê Porto/Divulgação
Tom Zé e Laerte conversam no 'talk show'
Tom Zé e Laerte conversam no 'talk show'

Para cada entrevistado, a cartunista pensa num tema específico para nortear a conversa. Com Tom Zé, seria plantas –um dos hobbies do cantor é a jardinagem. Depois da pergunta inicial, porém, o artista muda de assunto e engata uma conversa longa sobre literatura, filosofia e música. Não se fala mais de botânica.

"A conversa foi para qualquer lado, como muitas vezes acontece. Acho ótimo. O tema é só um ponto de partida", diz Laerte após a gravação.

O mesmo assunto serve de base para o cartunista Rafael Coutinho, filho de Laerte, elaborar um desenho em parceria com um convidado seu.

A edição do programa, que condensa quase uma hora de conversa em 15 minutos, combina trechos da entrevista com imagens da produção do desenho. A ideia inicial era que a própria Laerte –que hoje assumiu identidade feminina– fizesse a parte artística e elaborasse um retrato de seu entrevistado. "Fiz experiências e achei que não ia dar certo. Não desenho tanto assim", explica.

Receosa com a experiência de tocar um "talk show" sozinha, ela teve outra ideia. "Falei para o canal que se o Rafael participasse, eu topava produzir o programa. Ele é um monstro", elogia o pai.

Laerte conta que escolheu entrevistados com quem já tinha "um bonde andando". Tom Zé, por exemplo, já tinha lhe dito que gostava de plantas. Às vésperas de gravar com o diretor Zé Celso Martinez Corrêa, foi ao Teatro Oficina "começar uma transação".

"Com todos eles eu tenho um terreno comum. Se há alguma estrutura na escolha dos participantes, é essa."

Entre os outros convidados da atração estão os escritores Ferréz e Paulo Lins, o cartunista da Folha Angeli, a atriz Marisa Orth, o humorista Gregorio Duvivier e o cronista Antonio Prata —os dois últimos, colunistas da Folha.

Ao todo, serão 26 episódios na primeira temporada.


Endereço da página: