Folha de S. Paulo


Crítica: Padilha tira pressupostos da frente em obra difícil de digerir

OK, "Ônibus 174" (Curta!, 15h, 14 anos) não é propriamente um filme fácil de digerir. Trata-se de um célebre episódio de sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro.

As horas de agonia dos reféns passageiros e do sequestrador foram transmitidas ao vivo pela TV. É dessas imagens que José Padilha se valeu, essencialmente, para colocar seu filme de pé.

Mais tarde nos tornaríamos mais familiares aos procedimentos de Padilha, em que se misturam certo horror e certo fascínio pela violência urbana, certa vontade de controle e também vontade de compreensão.

Na dúvida, o ponto central do realizador é: tem que mostrar. E ele o faz de forma nua e crua, como que tirando os pressupostos da frente (quando os recolocou em destaque, no segundo "Tropa de Elite", o filme se tornou mais ideológico —e menos interessante).

Divulgação
Cena de 'Ônibus 174', dirigido por José Padilha
Cena de 'Ônibus 174', dirigido por José Padilha

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